quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Federais debatem seca e pedem cargos a Camilo

Após série de reuniões com deputados estaduais, governador Camilo Santana iniciou, na semana passada, diálogo com os deputados federais para transmitir a preocupação com efeitos da seca no Estado. De acordo com parlamentares que se reuniram com Camilo nos últimos dias, a prioridade da bancada é articular a vinda de recursos federais para o Ceará para garantir fornecimento de água a municípios cearenses. Os encontros ainda abriram espaço para discussões de ordem política, como a formação do segundo escalão do Governo.
"A palavra de ordem em Brasília é água, água e água", afirmou o deputado federal José Guimarães (PT), primeiro da bancada a ser recebido pelo governador. De acordo com o parlamentar, a questão central do diálogo com a bancada federal diz respeito à articulação de um conjunto de ações para possibilitar a liberação de recursos para o Estado. "Há uma crise hídrica que precisamos solucionar. O governador vai logo, logo apresentar à presidenta Dilma um plano para a seca no Estado", apontou.
O deputado Arnon Bezerra (PTB) também apontou a preocupação com a seca como o principal assunto da conversa que teve com Camilo na noite da última terça-feira, mas afirmou que o governador também está preocupado com assuntos políticos da região do Cariri. Questionado se teria apresentado demandas do partido, o parlamentar afirmou que o apoio da agremiação ao Governo é incondicional. "Queremos parceria conjunta e nada de pessoal, nada de indicação política", descartou.
Acertar
A atitude de chamar a bancada para uma conversa também agradou a deputada Gorete Pereira (PR). "Foi uma visita muito importante pela maneira que o governador vem se comportando, como uma pessoa que realmente quer acertar, pelos posicionamentos que vem tomando no sentido de que todo mundo zere (os desgastes da) eleição e comece a trabalhar para o Ceará, o que foi sempre meu pensamento", apontou.
Entre as sugestões que levou ao governador, Gorete apontou a necessidade de auxílio a municípios com o fornecimento de água comprometido, entre os quais Uruoca, Senador Sá, Guaramiranga, Itapajé e Boa Viagem. Segundo a deputada, Camilo ponderou que o problema seria de baixa pressão da água para alcançar certos municípios, mas ficou de conversar com o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, para avaliar as ações a serem tomadas.
A parlamentar diz ter sugerido ao governador que tirasse todas as propagandas do governo na televisão sobre obras, usando o espaço para veiculação de campanhas educativas sobre uso racional da água, inclusive em Fortaleza. "E investir em tecnologia, para não ficar dependente só da chuva", completou. Segundo Gorete, Camilo afirmou que já pensa em veicular campanhas sobre o uso consciente da água.
DN

Nenhum comentário: