segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Dia do Ceará comemorado em Fortaleza e Aquiraz

A primeira capital, Aquiraz, e a atual, Fortaleza, tiveram, ao longo do dia, atividades alusivas à emancipação cearense em equipamentos mantidos pela Secult – Museu do Ceará, Museu Sacro São José de Ribamar, Theatro José de Alencar e Sobrado Dr. José Lourenço.
Celebrar em Aquiraz a autonomia do Ceará tem um valor histórico e simbólico para o nosso povo extremamente importante”, afirmou o secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio.
A Orquestra Eleazar de Carvalho que há 18 anos se dedica à formação de plateia para a música de concerto, executou peças de Mozart e Beatles e fez uma homenagem ao parceiro de Luiz Gonzaga, o compositor cearense Humberto Teixeira, que completaria 100 anos em 2015.
Cultura para o desenvolvimento do Ceará
Ao representar em Aquiraz o governador Camilo Santana na programação comemorativa dos 216 anos de emancipação do Ceará, o secretário da Cultura do Estado, Guilherme Sampaio, reassumiu os principais compromissos de campanha do novo chefe do Executivo estadual para a área: criar quatro equipamentos culturais no interior, construir 12 escolas de ensino profissionalizante com ênfase na cultura, quintuplicar os recursos para a área e integrar a política cultural com as demais políticas governamentais, principalmente a educação.
Na ocasião o secretário afirmou que pretende fazer com que a Secretaria da Cultura tenha uma presença forte não apenas na capital do Estado, mas também no interior.
Em Fortaleza
No Sobrado Dr. José Lourenço, fotógrafos cearenses debateram sua arte e sua linguagem e filmes sobre a cultura do Estado. Já o Museu do Ceará trouxe uma nova exposição de xilogravuras de João Pedro de Juazeiro. No Theatro José de Alencar, uma visita guiada comandada pelo bailarino Hugo Bianchi e uma homenagem a dois personagens de destaque da cultura cearense - o jornalista e dramaturgo Guilherme Neto e o poeta Mário Gomes - ganharam aplausos do público.
jornal O Povo 

Nenhum comentário: