sábado, 17 de janeiro de 2015

Protesto tem tumulto e prisões em SP

O segundo ato contra a tarifa de R$ 3,50 em São Paulo também acabou em confronto entre a Polícia Militar e adeptos da tática Black Bloc ontem. Após um primeiro conflito na Rua da Consolação, que resultou em um detido, uma confusão maior aconteceu em frente à Prefeitura. Soldados atiraram com balas de borracha e usaram bombas de gás e de efeito moral. Até as 21 horas, havia pelo menos mais nove presos e três agências bancárias depredadas.
O clima de tensão já era notado antes mesmo da concentração na Avenida Paulista. Para evitar o "catracaço" - a entrada sem pagar -, grupos de policiais se postaram desde as 15 horas nas principais estações de metrô das regiões leste e central.
O efetivo da Polícia Militar para acompanhar o ato também foi reforçado. Às 17 horas, os cerca de 500 manifestantes já eram acompanhados por aproximadamente mil soldados. Às 18h30, já estavam reunidos 3 mil manifestantes. Rio e Belo Horizonte também registraram protestos.
Líderes do Movimento Passe Livre criticaram a ação da PM e a "criminalização" de ativistas. "Estamos agindo preventivamente, dentro da lei", disse o tenente-coronel Marcos Cesario, responsável pela ação.
DN

Nenhum comentário: