terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Prefeitura do Crato apoia festa da Santa Cruz da Baixa Rasa


Com um público estimado em 2 mil pessoas, foi realizada na manhã do último domingo, 25, em área da Chapada do Araripe, a Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa. Com o apoio da Prefeitura do Crato a festa contou com uma estrutura que teve transporte para melhor locomoção dos portadores de necessidades especiais, e também dos idosos.

Grupos de tradição, como os Irmãos Aniceto, que fizeram sua primeira apresentação após o falecimento do Mestre Antônio, se apresentaram para um público que teve a presença de vaqueiros, crianças, idosos e visitantes de várias cidades do Cariri.

A festa começou com a concentração dos cavaleiros. Em seguida  teve a saída do cortejo com uma caminhada de pouco mais de dois quilômetros. Às 9h se deu a missa e ao meio-dia a reza tradicional do terço seguida de apresentações dos grupos de tradição. O evento, uma tradição, principalmente de moradores da serra, reuniu fiéis para celebração em favor do vaqueiro que se perdeu na Floresta Nacional do Araripe, há mais de um século e morreu de fome e sede.
O evento contou também com a parceria de órgãos ambientais, como o ICMBio e o Ibama e com o SAMU, que disponibilizou duas ambulâncias.


A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Saúde, colocou um micro-ônibus para ajudar no translado dos idosos e das pessoas com necessidades especiais. A Secretaria de Assistência Social realizou a acolhida do público, atendimentos e mobilização social. Já a Secretaria de Meio Ambiente ajudou os órgãos ambientais na fiscalização do evento. 

Nenhum comentário: