segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Juazeiro: Senac facilita inserção no mercado de trabalho

Desenvolvido a partir de parcerias entre as prefeituras municipais do Cariri e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), unidade de Juazeiro do Norte, o Programa Senac de Gratuidade (PSG) tem ofertado inúmeras oportunidades para que milhares de pessoas aprendam uma nova profissão e passem a ter condições de inserção no competitivo mercado de trabalho. O programa é voltado para jovens de renda familiar per capita de até dois salários mínimos, em busca do primeiro emprego com carteira assinada, pessoas que procuram uma requalificação para atingirem crescimento profissional e cidadãos que necessitam gerar renda para investir em seus próprios negócios, por exemplo.
As demandas para oferta dos cursos são discutidas de forma antecipada com técnicos de setores ligados às administrações municipais. A partir da apresentação das carências, são desenvolvidas ações que resultam na aplicabilidade de cursos de capacitação que possam coadunar com as necessidades dos setores econômicos de cada município. Já no início deste ano, 32 cursos do Programa foram abertos no município de Juazeiro do Norte. Na cidade do Crato, outras 22 turmas também já estão sendo treinadas.
"Aqui no Cariri, nos teremos cerca de 5 mil vagas do Programa Senac de Gratuidade, neste ano, distribuídas em mais de 200 turmas de capacitação, técnico e aprendizagem. Além deste programa, nós também dispomos de vagas para cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. A intenção é atender a todas as cidades da região. Onde o Pronatec não chega a gente entra com o PSG", explicou Isaac Coimbra, gerente de negócios estratégicos do Senac. Todo o material didático utilizado pelos alunos dos cursos oferecidos pelo programa é gratuito.
Facilidades
A inserção do aluno no mercado de trabalho, após a conclusão do curso, é facilitada pelo Senac por meio do Banco de Oportunidades ou Banco de Empregos. O serviço está presente na maioria dos departamentos regionais e responde pelo encaminhamento de currículos às empresas parceiras, além de informações preliminares de candidatos às vagas oferecidas, de acordo com o perfil desejado.
Um dos maiores objetivos do programa é atingir o melhor aproveitamento do aluno matriculado nos cursos. Para isso, o Senac oferece palestras, campanhas, visitas técnicas nas empresas e demais atividades extracurriculares que permitem ao aluno ter uma visão mais ampla e uma postura correta no mercado de trabalho. Além desses temas, são passados conhecimentos sobre qualidade de vida, saúde, meio ambiente, cidadania e até empreendedorismo.
"Nós já abrimos muitas turmas agora em janeiro. Estão em pleno andamento os cursos para cuidadores de idosos, cuidador infantil, costureira, modelista, dentre outros.
No próximo mês de março será iniciado o curso de operador de atendimento aeroviário, que absorve as demandas surgidas a partir da expansão do aeroporto regional, como a necessidade de funcionários para realização de check-in, embarque e desembarque de passageiros, além de cursos nas áreas de hotelaria e gastronomia", informou o gerente de negócios estratégicos.
A maioria dos cursos pode ser feita por pessoas com idade a partir dos 16 anos. No entanto, há casos em que é necessário ser maior de idade para conseguir realizar a inscrição.
"Qualquer pessoa da região que tenha uma renda per capita de até dois salários mínimos pode participar do programa. Dependendo do curso, há uma limitação por idade. Para o curso de gastronomia, por exemplo, que lida com instrumentos cortantes, como facas e outros utensílios de cozinha, é necessário que o aluno possua a maioridade. Outro curso que também depende do aluno tenha idade igual ou superior a 18 anos é o de cabeleireiro. A maioria dos cursos, no entanto, a faixa etária para inscrição é de 16 anos, apenas", comentou Isaac Coimbra.
A oferta do PSG será distribuída em todos os segmentos de atuação do Senac, como gestão e negócios, turismo e hotelaria, saúde, meio ambiente, moda, beleza, produção cultural e design e infraestrutura, entre outras áreas. (R.C.)
Mais informações:
Senac
Rua São Luís, S/N
Juazeiro do Norte
Telefones: (88) 3566- 4790
Fax: (85) 3566- 4792
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: