segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Vitória na Grécia ressoa em toda a Europa

O partido de esquerda radical Syriza venceu ontem as eleições legislativas na Grécia, realizadas para formar um novo governo no país, tornando-se o primeiro partido contra medidas de austeridade a assumir o poder na Zona do Euro.
Com 70% dos votos apurados, o Syriza havia conquistado 149 das 300 cadeiras do Parlamento. O segundo colocado, o centro-direita Nova Democracia, do atual primeiro-ministro Antonis Samaras, obteve 77.
O Syriza precisava de apenas mais duas cadeiras para governar sozinho, caso contrário, terá de negociar coalizão com legendas menores.
Grécia faz história
O partido, uma união feita em 2004 de várias tendências de esquerda, transformará em primeiro-ministro Alexis Tsipras, político de 40 anos que fez campanha criticando credores e prometendo resgatar a "dignidade" da Grécia. No discurso em Atenas, , ele mandou um recado para a Europa: a "troica", o programa de recuperação dos países em crise baseado em medidas de austeridade fiscal, ficou no "passado".
"A população grega fez história e deixou para trás cinco anos de humilhação e sofrimento. Vamos recuperar nossa soberania, com propostas de negociação", disse o líder de esquerda.
O resultado é um marco na história: um partido de esquerda radical assume o poder pela primeira vez em quase 200 anos de existência do Estado moderno grego. Se a esquerda comemora, por outro lado as principais lideranças europeias assistem com apreensão à vitória de um partido que defende o perdão de 50% da dívida pública, hoje em torno de 320 bilhões de euros (175% do PIB), e uma moratória temporária do restante.

Nenhum comentário: