Um protocolo de intenções entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan-CE) e o Instituto de Estudos do Semiárido (IESA) será firmado para estruturação conjunta de curso de graduação na área de arqueologia no campus de Icó, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Uma comissão será formada para discutir pontos como carga horária e grade curricular, bem como a instalação do museu e laboratório de arqueologia do IESA/UFCA, em sobrado situado no centro histórico de Icó a ser cedido pela prefeitura. O local servirá como instituição de guarda e de pesquisa.
Os compromissos foram discutidos na semana de Planejamento Administrativo e Acadêmico 2015, que contou com a participação do superintendente do Iphan no Estado, Murilo Cunha, do chefe do Escritório Técnico do Iphan em Icó, Marcio Carvalho, do arquiteto Ramiro Teles e da arqueóloga Cristiane Buco.
No encontro também foi ratificada a intenção do IESA em se tornar parceiro efetivo da Casa do Patrimônio da Ribeira dos Icós (em processo de instalação), na qual estarão associadas suas atividades de ensino e de extensão com as atividades de promoção do patrimônio cultural e de educação patrimonial do Iphan.
Uma das propostas do corpo docente do IESA é a de colaborar com o Iphan nos estudos para elaboração de dossiê de registro da Festa do Senhor do Bonfim do Icó como patrimônio cultural brasileiro.
* Com informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário