quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

CENTENÁRIO DE JUAZEIRO DO NORTE

"O centenário de emancipação política de Juazeiro do Norte é um fato extremamente importante para ser comemorado. Por isso, surgiu, no final da administração Raimundo Macedo, em consonância com a futura administraçao, o entendimento para serem dados os primeiros passos para discutir o que de fato acontecerá". Assim falou o professor e pesquisador Renato Casimiro, na abertura da reunião, no Memorial Padre Cícero, da comissão responsável pela organização dos eventos que marcarão o centenário da terra de Padre Cícero Romão Batista.

Segundo Renato Casimiro, a festa do centenário de Juazeiro não será uma festa circunscrita ao dia 22 de julho de 2011. Ao contrário, deverá ser um amplo evento já a partir de 2009. Por sugestão do pesquisador Daniel Walker, as comemorações deverão ser iniciadas em 18 de julho do próximo ano, estendendo-se até 4 de outubro de 2011, data da instalação do município de Juazeiro do Norte. Durante o período no qual o centenário será lembrado, acontecerão diversos eventos, de cunho social, cultural e político.

Jornal do Cariri

Para os organziadores, a comemoração do centenário de Juazeiro deverá envolver ações de larga repercussão, pois vai preparar Juazeiro para o futuro. “Esta é uma cidade que tem suas particularidades, tendo em vista sua importância junto às diferentes camadas sociais das comunidades do interior nordestino. Isso deverá ser ponderado para que a comissão que está sendo formada tenha esse propósito”, avaliou Renato Casimiro, que defende a realização de amplas festas populares no decorrer das comemorações, acrescentando que "dessa forma o centenário será condingnamente comemorado".