terça-feira, 2 de dezembro de 2008

FANKA E OUTRAS MULHERES EM ROMARIA DOS VERSOS



A professora, pesquisadora e cordelista, Fanka dos Santos, é uma das pessoas mais envolvidas com a cultura no Cariri. Foi a responsável pelo lançamento e consolidação do SESC Cordel na região, projeto que aglutinava diversos universos do cordel, seus autores, referenciais, temas e nomes femininos, que desfizessem a cultura machista que se enraizou no próprio cordel, de ser um tipo de manifestação artística masculina.

Na busca por valorizar o cordel de forma mais ampla, e ares mais diversificados com a assinatura feminina, Fanka reúne em um livro o nome de doze mulheres cordelistas. Desta forma, são apresentadas autoras das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Fortaleza, mo trabalho “(Ro)Marias dos Versos”.

A pesquisa faz parte de reflexões da autora sobre a produção de folhetos de cordel no Brasil, enquanto uma poética das vozes, mas também, como um campo que foi sendo construído dentro de dois tipos de discursos específicos, porém interligados: o discurso androcêntrico – voltado unicamente para as produções masculinas, e o escriptocêntrico, que privilegiou apenas as obras escritas e impressas.

Atuando no campo da produção cultural há mais de 15 anos, Fanka é formada em Letras e especializada em Literatura pela Universidade Regional do Cariri (URCA), mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutoranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professora do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Cariri.

Fanka desenvolve ainda, pesquisa no doutorado tendo conseguido recentemente bolsa para fazer estágio em Portugal, Espanha e França. Em abril de 2009, a pesquisadora vai lançar pelo selo “Archivos” da Universidade de Poiters - França, sob a orientação da dra. Ria Lemaire, o 1º Catálogo de Autoria Feminina em Cordel. Uma obra que será de suma importância para pesquisas na área. O livro Romarias dos Versos será lançado na próxima sexta-feira, 5, no SESC Juazeiro do Norte.

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: