quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

"A LONGA ESTRADA", DE SANDRA ALBANO




“A Longa Estrada”, é o novo trabalho da professora de dança e coreógrafa, Sandra Albano, um resgate abrangente da cultura cigana, que faz parte de suas admirações, e conhecido, por um povo de cultura exuberante e diferenciada.

Sempre procurando um bom desempenho dos trabalhos realizados, Sandra, nos anos 80, vivenciava o mundo das danças flamencas, onde mergulhou na pesquisa desta cultura e levou aos palcos, um pouco deste universo. Ela também passou pelas danças circulares sagradas, até chegar neste mundo mais atual com o trabalho “A Longa Estrada”.

Sandra retirou seu desejo de desenvolver coisas desse gênero a partir da instituição que ela coordena, chamada Opré Romá, um núcleo de estudos para a valorização da arte e da cultura cigana no Crato, e muito possibilitou a concretização deste espetáculo. “Na verdade, o nome do trabalho indica justamente o fato de que os ciganos são eternos andarilhos e nunca a sua estrada termina”, enfatiza Sandra.

“A Longa Estrada” é um espetáculo que reúne em quadros, aspectos diversos da cultura cigana através da música, teatro e dança, com belas passagens pelo Oriente, Leste Europeu e Ibérico Espanhol. “O povo cigano ocupa um espaço importante no imaginário das pessoas pelo seu modo de vida livre, quase sempre nômade, pelo contato com a natureza, pela sua ligação com as artes divinas, pelas habilidades artísticas, principalmente a música e a dança. Originários provavelmente da Índia em tempos muito remotos e imprecisos, os ciganos espalharam-se por todo mundo...” complementa Sandra Albano.

O mais interessante do espetáculo “A Longa Estrada”, é que Sandra Albano buscou trabalhar não com dançarinos fiéis ou com profissionais que já atuavam na área, e sim, com pessoas comuns, donas de casa, assalariados, vendedores, profissionais liberais que se permitiram trabalhar em grupo para concretizar um espetáculo que acaba de sair do forno, para vislumbrar platéias por onde quer que venha passar.

Jornal do Cariri

Um comentário:

Unknown disse...

Meu amorzinho está lindo!