quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

NOTÍCIAS POLÍTICAS DO CARIRI



Sem aumento nas câmaras

O Supremo Tribunal Federal(STF) avisou aos líderes do Congresso que mesmo com a aprovação da proposta de emenda constitucional não haverá aumento no número de vereadores das câmaras municipais. Essa medida só vingaria em 2012. Assim, os prefeitos do Cariri podem ficar tranqüilos que a composição das câmaras municipais não irá mudar para alegria deles que temiam um crescimento exagerado na composição do Poder Legislativo de suas cidades. As câmaras municipais em 2009 terão o número de vereadores deste ano.


Guimarães fortalece Juazeiro

Numa reunião ocorrida em Brasília, o prefeito Manoel Santana e o deputado federal José Guimarães acertaram detalhes do planejamento financeiro da prefeitura de Juazeiro em 2009. Guimarães, que não entrou na onda, e ficou com seus R$ 10 milhões de emendas, irá priorizar investimentos em todo o Cariri onde tem uma expressiva base eleitoral. Não bastasse esse dinheiro, Guimarães conversou com o presidente Lula que avalizou a liberação de verbas para Juazeiro do Norte e para outras cidades do Cariri onde o objetivo é transformar a administração Santana em modelo para o Ceará, e uma referência política do PT cearense.

Professores sem suporte

Em greve, os professores do Cariri continuam lutando por seus direitos e protestando contra a decisão do governador Cid Gomes de ingressar com uma ação direta de inconstitucionalidade(adin) no Supremo Tribunal Federal. A luta dos professores do Cariri não comove os deputados estaduais da região na Assembléia Legislativa do Ceará. O silêncio deles é total.

Quem é dono do coração

O prefeito de Assaré, Evanderto Almeida, terá o final do ano para resolver a quem entregará seu apoio nas eleições para a Câmara Federal. O deputado federal Zé Gerardo Arruda, PMDB, acredita ter fechado um acordo para receber o apoio de Evanderto. Quem também pensa igualzinho é o deputado federal petista José Airton Cirilo, que garante ter firmado uma aliança com Evanderto. Cabe agora ao prefeito Evanderto Almeida definir quem será seu parceiro na Câmara Federal, e se desejar elevar a confusão política, o deputado federal Manoel Salviano também gostaria muito de tê-lo como aliado. Disputado, Evanderto precisa tomar cuidado pois quem muito quer pode acabar sem nada na mão e inconfiável aos olhos dos políticos cearenses.


Janela indiscreta

O deputado federal Manoel Salviano deixou o PSDB, filiou-se ao PMDB, mas voltou e ganhou a disputa interna no tucanato para ser candidato a prefeito de Juazeiro. Derrotado nas urnas, Salviano tem confessado a amigos que se o Congresso aprovar a janela da infidelidade partidária, permitindo uma troca de partido sem ameaça da perda do mandato, ele pode migrar para uma sigla menor no Ceará. Se Salviano deixar o PSDB, o partido ficará sem nenhuma liderança expressiva em Juazeiro, já que o ainda prefeito Raimundo Macedo deixa o partido em janeiro.

Raimundão procura rumo

O prefeito Raimundo Macedo aproveita os últimos momentos de sua administração para bancar a eleição do novo presidente da Câmara de Juazeiro, inaugurar obras por toda cidade e tentar desfazer a imagem de que sua herança será amaldiçoada ao novo prefeito Manoel Santana. A assessoria de Raimundão chegou a divulgar declarações de Santana dizendo que recebe uma prefeitura sem problemas. Isso não é verdade, mas Santana não quer nesse momento confrontar-se com Raimundão. Até, porque Raimundão continua perdido sobre seu futuro político. Seu projeto de ingressar no PSB do governador Cid Gomes foi vetado pelo prefeito de Aurora, Carlos Macedo. Resta a Raimundão se filiar ao PMDB, PRB ou ao PDT, mas entra sem a garantia de ter o controle do partido em Juazeiro, sua principal exigência. Com a perspectiva da saída de Salviano do PSDB, já há quem defenda uma reaproximação com o senador Tasso Jereissati, proposta duramente refutada por Raimundão.


Cariri presencia trombada

O último Governo Itinerante do governador Cid Gomes em Salitre ocorrido na semana passada, revelou a perda acelerada da perda de influência do ainda todo poderoso secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho. No encontro, Cid Gomes quebrou a regra, e não convidou Arialdo para a mesa principal dos trabalhos, onde sentava ao lado do vice-governador Francisco Pinheiro. Cid também rompeu outra tradição do Governo Itinerante e não deu atenção pessoal ao secretário Arialdo Pinho em uma conversa reservada, sempre testemunhada à distância por políticos e por secretários que morriam de inveja. Arialdo Pinho, por enquanto, continua secretário mas sabe que se quiser pedir demissão não será demovido a permanecer na função.


Triste registro

O Ministério Público do Ceará identificou nove prefeitos que estavam sacando dinheiro na boca do caixa nesta reta final de suas administrações. Do Cariri, apenas um prefeito, o de Brejo Santo, Arônio Lucena, está sendo acusado de fazer saques em espécie. Esse comportamento é condenável e cabe a Arônio esclarecer ao promotor de Brejo Santo os motivos que levaram-no a adotar essa medida. A procuradora geral de Justiça, Socorro França, e o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Ernesto Sabóia, estão agindo com rigor para coibir qualquer desvio com recursos público.

Disse me disse

A inauguração da TV Cariri - Globo, do Sistema Verdes Mares, não deverá ser em março, mas com certeza acontecerá no primeiro semestre de 2009.

Deputados estaduais continuam surdos às reclamações do povo caririense. Nenhum deles subiu a tribuna da Assembléia para cobrar do governador Cid Gomes uma solução para a escola agrotécnica de Lavras

Deputado José Guimarães trouxe para si a responsabilidade de resolver o problema das escolas agrotécnicas em Lavras e em todo Ceará.

Desculpe a ignorância, qual a desculpa do prefeito de Brejo Santo, Arônio Lucena, para fazer saques em dinheiro na boca do caixa?

Coluna Política escrita pelo jornalista Donizete Arruda, na edição desta semana,
do Jornal do Cariri.

Nenhum comentário: