quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

975 mil pesosas vêm ao Ceará na alta estação


Começa o período de alta estação e a cidade se movimenta de forma diferenciada. Principalmente porque este ano haverá um aumento de 8,5% no número de turistas que virão ao Ceará durante o período de dezembro a fevereiro. Serão 975 mil pessoas no Estado, prevê a Secretaria de Turismo do Ceará (Setur).

Para Bismarck Maia, secretário de turismo do Ceará, o resultado é fruto do investimento em promoção e publicidade que obteve uma soma de R$ 30 milhões só este ano.

“Isso (aumento de turistas) é crescente na medida em que desde 2007 o Ceará deixou de fazer propaganda somente véspera de alta estação e buscamos fazer durante todo o ano para que o brasileiro tivesse, como está tendo, o Ceará sempre no seu imaginário positivo”, afirma Maia.

De acordo com ele, as estratégias do turismo mudaram e a prioridade é lidar diretamente com o público através das mídias convencionais e sociais. “Somados os quatro anos, gastamos mais em um ano do que todo esse tempo. Em 2008, por exemplo, investimos R$ 35 milhões. E Fortaleza está sempre em alta ou altíssima estação”, comenta Bismarck Maia.

No âmbito municipal, a análise é de um “turismo pungente”, conforme a secretária de turismo de Fortaleza, Patricia Aguiar. “Eu acredito que Fortaleza está nessa situação porque foi fruto de uma grande promoção da cidade com um trabalho conjunto com os hoteleiros. Somado a isso também, o fortalezense é um povo hospitaleiro”, lembra Aguiar.

Sobre a ocupação de hotéis, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-Ceará (ABIH), Régis Medeiros, diz que este mês deve fechar com 73% de ocupação, enquanto ano passado esteve em 67%. Para essa semana do dia 30 de dezembro ao dia 2 de janeiro, a expectativa é de 98%.

Mas no comparativo anual, os hotéis fecham com 71%, mesmo movimento do ano passado. “Todo dia chega uma leva de pessoas, mas o pico mesmo é dia 31. O maior número de turistas para o Ceará vem de São Paulo, região Sudeste. A grande gama fica aqui, muitos vão a Beberibe, Canoa Quebrada e Jericoacoara”, explica Medeiros. Para o presidente, a melhoria do fluxo de turistas para esse ano tem relação com a economia do País e a realização de 30 eventos promovendo o estado do Ceará.

Já na avaliação da presidente do Skal Internacional de Fortaleza, Enid Câmara de Vasconcelos, há muito tempo Fortaleza não investia tanto na promoção da cidade. “É uma ação nova, enaltecida nesses dois últimos anos de gestão, um trabalho contínuo”, acredita Câmara.

A exemplo de movimentação, há o hotel Gran Marquise, que até agora ainda recebe os turistas “de negócios”, mas a expectativa é que nesse final de ano tenha uma ocupação de 80%.

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