sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 - Notícias do Cariri - Mauriti




Moradia digna para todos os mauritienes
A Prefeitura Municipal de Mauriti por acreditar que a habitação é um direito do cidadão vem buscando ao longo da administração do Prefeito Isaac Junior garantir o acesso a moradia digna a todos os segmentos da população, especialmente as famílias de baixa renda.

Segundo a secretária de Ação Social, Claudia Fernanda, a principal meta é garantir à população, especialmente a de baixa renda, o acesso à habitação digna. Para isso, estão sendo desenvolvidos atualmente no município alguns projetos para a distribuição de moradias, alguns em parceria com o governo federal e governo estadual onde a prefeitura entra com uma contra partida no saneamento, terreno e a infraestrutura.

Estão sendo entregues cinqüenta casas no bairro Barrosão pelo Projeto Operações Coletivas em parceria com a Caixa Econômica Federal previstas para serem entregues até o mês de dezembro. Tem ainda sessenta casas sendo construídas no Sitio Extrema, 332 no Novo Mauriti, 140 no Sitio Sapé Distrito do Coité. Essas casas do Coité e do Novo Mauriti já estão todas em inicio de obra.

Prefeitura de Mauriti trabalhando na melhoria da infraestrutura da cidade

Na busca de melhorar cada dia mais a vida dos cidadãos mauritienses, a Prefeitura Municipal de Mauriti deu inicio nos últimos dias do mês de novembro as obras de pavimentação asfáltica de diversas ruas da sede do município e dos distritos de Palestina do Cariri e Umburanas. Ao fim das obras serão cerca de quarenta mil metros quadrados de asfalto novo no município.

O projeto foi desenvolvido por meio de convênio no valor de 1 milhão de reais entre a Prefeitura de Mauriti e a Caixa Econômica Federal, e teve como objetivo de proporcionar maior fluidez ao trânsito local e reestruturar as ruas da cidade.

Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação de Mauriti melhorando o ensino no município

Muitos são os fatores determinantes para uma aprendizagem eficaz. Entre eles, a infraestrutura escolar assume posição crescente de importância ao aliar aspectos como segurança, salubridade e adequação ergonômica de equipamentos e mobiliário. Pensando nisso a prefeitura municipal de Mauriti através da secretaria de educação está renovando todo seu mobiliário escolar. Até o inicio do ano de 2012 todos os alunos da rede escolar municipal estarão estudando com mais conforto e segurança nas escolas de Mauriti.

O grande diferencial do novo mobiliário escolar adotado pela secretaria de educação de Mauriti é a adaptação ergonômica aos estudantes de acordo com a idade e a série, e ao uso pelos alunos com necessidades educacionais especiais.

As especificações do mobiliário decorrem de acordo de cooperação técnica entre o FNDE e a Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE), que cedeu ao Fundo projeto de móveis escolares totalmente baseados nas determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O mobiliário é composto pelo conjunto do aluno (Carteira e cadeira), conjunto do professor (mesa e cadeira) e por mesa acessível para estudantes com deficiência. A carteira e a cadeira do aluno têm três tamanhos, conforme o nível de ensino, cobrindo toda a educação básica.


Escola de boa qualidade começa na infância


O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância, por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional é indispensável à melhoria da qualidade da educação. O município de Mauriti foi contemplado pelo programa para atender uma demanda mínima de 240 alunos de zero a cinco anos de idade.

O objetivo do programa é prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas – PAR.

Por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional é indispensável à melhoria da qualidade da educação a prefeitura está solicitando do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE via PAC a construção de mais oito Proinfância espalhados por todo o interior do município, na perspectiva de ampliar a oferta de atendimento da educação infantil na cidade.

O projeto é realizado com recursos do Ministério da Educação e está em fase de construção no Bairro Bela Vista e no distrito de Palestina do Cariri. A Prefeitura de Mauriti disponibilizou o terreno para construção do prédio e o MEC também disponibilizará todos os mobiliários e equipamentos necessários para o funcionamento do centro.

As escolas construídas ou reformadas no âmbito do programa deverão priorizar a acessibilidade, fazendo as adequações necessárias a fim de permitir seu uso por portadores de necessidades especiais, criando e sinalizando rotas acessíveis, ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação.

Nenhum comentário: