segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cid e Ciro eleitos para direção nacional do partido ao lado de Sérgio Novais


Destituído da presidência municipal em setembro, em racha que mudou os rumos do PSB em Fortaleza, Sérgio Novais foi reconduzido como membro da executiva nacional do partido, onde dividirá espaço com o governador Cid Gomes e seu irmão, Ciro.

A deliberação ocorreu no XII Congresso Nacional do PSB, realizado nos últimos dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília. O partido resolveu incluir todos os governadores do partido na nova direção.

O ex-ministro Ciro Gomes também permanecerá como dirigente nacional. Os três estão em lados opostos no racha do partido em Fortaleza, que levou ao afastamento de Sérgio e à eleição de uma nova direção.

O grupo de Sérgio esperava deliberação nacional sobre o processo que o afastou da executiva em Fortaleza. Mas o assunto não entrou na pauta. Sérgio Novais não aponta perspectiva para discussão do tema. “É uma questão de política interna”, resume.

No primeiro dia do congresso, o ex-deputado federal Ciro Gomes chegou a ser vaiado, ao chegar ao local do congresso. O ato teria partido de seus adversários no Estado, que exibiam faixa que dizia “a volta da democracia do PSB no Ceará”.

Ainda assim, Ciro não descartou concorrer pela terceira vez a Presidente da República. A ideia foi prontamente afastada por Novais. “Essa tese é rechaçada internamente. Essa possibilidade está descartada. Ele não tem nenhuma concessão do partido para isso”, disse.

O confronto evidencia que a possibilidade de desvinculação do PT para candidatura própria ou a manutenção da aliança nacional ainda não é caso resolvido no partido.


Novas lideranças

Durante o congresso, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi reeleito presidente do partido no Brasil, comandando a legenda até 2014. Ele não teve concorrente e a escolha se deu por aclamação em reunião fechada do diretório do PSB.

Na ocasião, Campos anunciou o plano de lançar 1,5 mil candidatos a prefeito em todo o País no próximo pleito e tentar eleger pelo menos 500 gestores.

Para a presidência de honra do partido foi eleito o escritor Ariano Suassuna.



Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Em reunião tumultuada, no dia 15 de setembro deste ano, Sérgio Novais fora substituído por Karlo Kardozo, dissidente da ala histórica. O evento marcou o auge da crise interna do PSB. Novais não reconheceu a validade da mudança.

Marcela Belchior
marcelabelchior@opovo.com.br

fonte: jornal O Povo

Nenhum comentário: