sábado, 24 de dezembro de 2011

Coluna Cariri deste doningo, dia de Natal



Amigos e amigas como não teremos publicação do Jornal O Povo neste domingo, publico abaixo a nossaa coluna semanal Cariri. Boas festas à todos e todas.

Feliz Natal!!!!!!!
Quero aproveitar para desejar a todos os amigos e amigas leitores e leitoras desta coluna um Natal de muita paz e de harmonia familiar. E que 2012 todos consigam realizar seus mais profundos desejos e sonhos. Esperamos continuar a contribuir para o debate dos temas de interesse da Região do Cariri, e, principalmente, continuar a divulgar o que acontece nessa querida região, que tão bem me acolheu. Feliz Natal a todos.!!!

Anote: crescimento do Cariri e o BNB

As agências do Banco do Nordeste no Cariri já fecharam seus planejamentos para o ano de 2012. A agência do Crato, por exemplo, cumpriu todas as metas estabelecidas e em alguns casos superou essas metas. De acordo com Albery Viana, a ideia em2012 é fazer com que os negócios do BNB no Cariri sejam 10% superiores aos realizados neste ano. O BNB, com certeza, cumpre um forte papel no desenvolvimento local, sendo uma das instituições que vem participando ativamente do crescimento econômico da região. A instituição teme envolvimento em vários projetos, como o Distrito Industrial, o desenvolvimento de cadeias produtivas e o apoio a agricultura familiar.

URCA

A Universidade Regional do Cariri termina o ano de 2012 com pontos positivos. A reitora Otonite Cortez luta agora para regularizar a situação das unidades descentralizadas e quer, para 2012, um URCA mais atuante e mais envolvida comas questões regionais. A universidade vai conduzir o debate sobre a Região Metropolitana do Cariri.

TRABALHO

A ONG Flor de Piqui está se organizando para no ano de 2012 entrar de cabeça no Programa Brasil Sem Miséria. O diretor-geral da entidade, Pedro Lobo ,que é articulador do Território da Cidadania do Cariri acredita que com o envolvimento das comunidades e prefeituras o Cariri poderá superar a triste marca de 26 ml famílias na miséria.

MAURITI

O prefeito de Mauriti, Isaac Júnior, marcou seu ano com um trabalho voltado para a habitação popular. Mauriti está construindo no momento mais de 530 moradias para famílias de baixa renda. São atendidas as comunidades do Sítio Extrema, Sapé, Coité e Novo Mauriti. As casas fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida.

BARBALHA

Em Barbalha está tudo pronto para começar a obra de construção do Corredor dos Sabinos. Outra obra importante é a recuperação do Centro Histórico que será feita em parceria entre prefeitura e Governo do Estado. O Centro Histórico da Barbalha ficará com novo visual.

CRATO 1

A notícia da semana para a terra de Bárbara de Alencar foi a inauguração na última quinta-feira, 22, da primeira etapa das praças centrais do Crato. A obra foi feita pelo Governo do Estado através da Secretarias das Cidades. Na solenidade de inauguração presenças do governador Cid Gomes, do secretário das Cidades, Camilo Santana, do prefeito Samuel Araripe e do deputado estadual Sineval Roque.

CRATO 2

Ao receber o título de cidadão cratense na última quinta-feira, 22, o governador Cid Gomes confirmou a todos os cratenses que estavam no Teatro Salviano Arraes Saraiva que continuará a trabalhar pela cidade. Disse que vai recuperar, ou melhor, construir uma nova estrada ligando a sede do município a o distrito de Santa Fé.

CAMPOS SALES

O município de Campos Sales realiza o 3º Natal Encantado de Culturas Populares. A programação diversificada contou com grandes eventos culturais. Hoje a programação consta de Musical Natal Encantado. Às 19h20min, acontecerá apresentação do pastoril e orquestra filarmônica. O evento se dará na Praça da Matriz.


OBRAS

Há mais de um ano o deputado estadual Sineval Roque (PSB) solicitou à Secretaria de Educação do Estado a construção de dois ginásios poliesportivos na cidade do Crato. Na última terça-feira (20/12), o parlamentar recebeu a confirmação por parte da secretária Izolda Cela, de que um dos ginásios será construído no Liceu do Crato e o outro terá sede no Centro de Educação de Jovens e Adultos Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira. As obras começam no próximo ano.

ARTE

O Coletivo Camaradas está fazendo uma campanha bem interessante para a montagem do Laboratório de Estudos,Vivências e Experimentos em Arte Contemporânea. Quem quiser ajudar basta doar cabo velho de USB, o cartão de memória que não usa mais, aquela maquina de fotografar antigona, uma tesoura velha, um gravadozinho, uma extensão...e muitas outras coisas que nunca utiliza.



DIREITO

O curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), encerou no último dia 17, a XV Semana de Direito da URCA, com homenagem especial ao professor José Dantas Tavares. O evento, com a participação de mais de 600 inscritos, foi realizado no auditório do Cine Educadora e contou com a presença de alunos de Direito e diversos magistrados da Região. O curso de Direito completa quatro décadas de funcionamento e, segundo a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, que fez a abertura oficial da Semana, tem se destacado no cenário jurídico do estado.

CONSERVAÇÃO

O Prof. Robson W. Ávila do departamento de Ciências Biológicas aprovou projeto junto ao CNPq para pesquisa na Estação Ecológica de Aiuaba. O projeto intitulado "FAUNA DA ESEC AIUABA: INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA SUBSÍDIO DE PLANOS DE CONSERVAÇÃO E O USO SUSTENTÁVEL" foi um dos 17 projetos aprovados pela Chamada CNPq/ ICMBio 13/2011 e terá duração de dois anos. Os grupos de fauna abordados serão anfíbios, répteis, crustáceos, aves, mamíferos, insetos, peixes, helmintos e zooplancton, além de estudar a relação entre a comunidade local e a Unidade de Conservação. Além do coordenador, o projeto envolverá a participação de mais 3 professores e vários alunos da instituição, além de pesquisadores da UNESP, UFPB, UEPB e UFPI.

Nenhum comentário: