sábado, 10 de dezembro de 2011

Qual a origem do preconceito?


Qual é mesmo a raiz do preconceito? A cultura equivocada da intolerância? A educação atravessada e travestida de conceito moral, mas arraigada na exclusão? A exclusão social? A arrogância de determinados grupos contra outros?

Acredito que um pouco de cada coisa e algo mais,como, por exemplo, o ser humano se achar melhor que outro, mais inteligente, mais bonito, mais cheio de direitos.
Se há uma coisa que me incomoda é o preconceito. Toleramos às vezes muitas coisas na vida, mas o preconceito não pode ser tolerado. Deve ser combatido.

Acredito que um arsenal de leis contra racismo, homofobia, xenofobia, etc,... deve ser feito, e utilizado. Os crimes nesse âmbito devem ser punidos de forma exemplar.

Mais ainda,nas escolas, desde pequenos, nossas crianças,futuros homens e mulheres, devem ser estimulados a acolher o diferente. Não preciso concordar com uma pessoa para respeitá-la. Não preciso ter as mesmas opiniões de um colega de trabalho ou da faculdade para respeitar as opiniões dele, seus hábitos e costumes, religiosos, sociais e políticos.

Para mim, beira à completa imbecilidade condenar alguém por sua nacionalidade, raça, cor ou condição social.

Tudo é uma questão de gostar de gente. Do ser humano. De gostar de conhecer pessoas e coisas novas.

Acredito que o preconceito seria bem menor se as pessoas se dispusessem a conhecer outras, sem preconceitos, sem opiniões pré-concebidas.

Nenhum comentário: