segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Guimarães fala sobre perspectivas da Região do Cariri em evento do JC


O deputado federal José Guimarães (PT) participou na manhã da última sexta-feira, 16, em Juazeiro do Norte, do 1º Ciclo de Debates “O contexto do desenvolvimento regional e o Cariri do futuro”, promovido pelo Grupo Ceará Sat de Comunicação e o Jornal do Cariri.

O evento levou ao Hotel Verdes Vales políticos, administradores, empresários, estudantes e imprensa, que puderam debater sobre as perspectivas do desenvolvimento da economia regional.

O deputado Guimarães participou de uma mesa redonda com o Senador Eunício Oliveira. Guimarães falou sobre o tema “O Cariri Metropolitano e os desafios do progresso”.

De acordo com Guimarães o Cariri vive um momento de grande desenvolvimento de suas forças produtivas. Esse desenvolvimento chega até a ser maior do que os números nacionais. “Essa força do Cariri se deu do início do ano 2oo2 para cá, quando o presidente Lula assumiu e o Cariri passou a ter acesso a uma série de políticas que propicia esse momento”, analisou, lembrando que o setor privado tem papel destacado nesse cenário, sendo responsável por grande parte desse desenvolvimento.

O parlamentar acredita que a união entre os setores público e privado levarão Cariri a um patamar de desenvolvimento similar ao do Sul do País.

Na visão de Guimarães o cariri passa hoje por um bom momento quando recebe investimento públicos dos governos do Estado e Federal, possibilitando a efetivação de projetos estruturantes que irão alavancar o crescimento regional. Ele cita como exemplo, o Geopark, o hospital regional, o novo papel dos bancos públicos, investimentos do FNE, o projeto Cidades do Ceará que investirá milhões na região.

Guimarães aponta que alguns desafios devem ser vencidos, como o fortalecimento dos setores público e privado, a instalação de uma superintendência do BNB no Cariri e mais recursos para o ensino superior, com o fortalecimento da Universidade Regional do Cariri.

Nenhum comentário: