sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 - Notícias do Cariri - Cidades



Reforma e ampliação do Aeroporto Regional do Cariri A reforma e ampliação do Aeroporto Regional Orlando Bezerra, em Juazeiro do Norte, foi uma das conquistas principais da sociedade caririense em 2011. A INFRAERO assumiu a administração do aeroporto o que permite ao Governo Federal fazer novos investimentos. Em uma série de audiências o deputado José Guimarães intermediou o diálogo entre a Prefeitura de Juazeiro e o Governo Federal. O Aeroporto receberá a construção de módulos operacionais climatizados no mesmo padrão do aeroporto de Santana Catarina. Serão investidos inicialmente R$ 4milhões.



Universidade Federal do Cariri é uma realidade

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) se consolida como a grande conquista da sociedade caririense em 2011. Para sua instalação foi feito um trabalho de articulação política que envolveu o deputado federal José Guimarães, a bancada federal cearense, o governador Cid Gomes e o Governo da presidente Dilma Rousseff. A universidade é um antigo sonho que agora foi realizado pela administração da presidenta Dilma Rousseff. A universidade terá sede em Juazeiro do Norte e vai ser integrada pelos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que serão desmembrados da Universidade Federal do Ceará. Além disso, deverão ser criados campi nos municípios de Icó e Mauriti. A UFCA terá por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária. Deverão ser oferecidos, de início, 27 cursos de graduação, com meta de 6.490 estudantes.


Chuvas e inundações no Crato


O Município do Crato sofreu bastante em 2011. Não bastasse a paralisia da administração municipal, chuvas no início do ano devastarem parte do centro da cidade. O Canal do Rio Granjeiro, abandonado pela gestão municipal, rompeu, levando prejuízos para milhares de cratenses. Para resolver o problema o Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, está recuperando o canal.

Descaso da prefeitura com a cidade do Crato

Festas como a Expocrato, momento em que a cidade ferve e gera mais renda e empregos vem sendo deixada de lado pela gestão do prefeito Samuel Araripe. O descaso com a cidade, ficou nítido também em outras áreas como saúde e educação. A limpeza pública deixa muito a desejar e em algumas localidades a malha viária está comprometida.

Barbalha, modelo de gestão faz feira do conhecimento

A prefeitura de Barbalha comemora 2011 por ficar entre as cidades escolhidas como modelo de gestão. A escolha foi feita pelo PNUD. Em outubro, Barbalha sediou a Feira do Conhecimento evento que debateu modelos de gestão de todo o Brasil.

Uma estrada ligando Missão Velha a Juazeiro

Um movimento começou em novembro para reivindicar a construção de uma estrada ligando o centro de Missão Velha ao Aeroporto Regional, em Juazeiro do Norte. Um abaixo-assinado está sendo feito para colher 20 mil assinaturas. Os coordenadores do movimento querem entregar o projeto ao governador Cid Gomes.

Essa Retrospectiva foi publicada no Jornal Contraponto Cariri e no site
Leia mais: www.contrapontocariri.com.br

Nenhum comentário: