sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 - Notícias do Cariri - Política



O ano da recuperação política

O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, viveu 2011 como o ano de sua recuperação política. Realinhou ideias com a maioria da Câmara e tem uma certa maioria no legislativo. Conta ainda com uma forte aliança e apoio em Brasília, e conseguiu abrir diálogo com os deputados Manoel Salviano e Arnon Bezerra. Na área política tem apoio do PT e do vice-líder do Governo Dilma na Câmara, deputado José Guimarães, que articula ainda o apoio do governador Cid Gomes à reeleição de Santana em 2012.

Salviano mantém liderança

Nos meios políticos de Juazeiro é só o que se fala. Manoel Salviano e Manoel Santana juntos. Mesmo longe das eleições não custa articular. Salviano termina o ano de 2011 com sua liderança confirmada. É considerado por muitos analistas como o fiel da balança em 2012. Mas ainda não se decidiu, mesmo que tenha lançado seu nome à prefeitura no ano que vem. Salviano se destacou esse ano ainda por lutar pela vinda do gasoduto para o Cariri.

Raimundão no fio da navalha

O deputado federal Raimundo Macedo fecha o ano com um saldo negativo. Não apresentou um projeto sequer na Câmara dos Deputados. Também não conseguiu verba nenhuma para Juazeiro e para as cidades onde foi votado. Tem sua participação na Câmara avaliada como pífia. Antecipou a eleição em Juazeiro e se lançou prefeito. Vive no fio da navalha. O PMDB, partido onde está filiado, não lhe garantiu o diretório municipal.O PMDB de Juazeiro não passa de uma comissão provisória. Além disso, vem sendo investigado pelo Ministério Público, pois quando prefeito pairou sobre sua gestão uma série de denuncias.

Sem apoio dos comunistas

O vereador Professor Antonio termina o ano com nenhum apoio no PC do B. mesmo com o mandato tem tido uma postura direitista e que tem deixado os dirigentes do PC do B de cabelo em pé. Pode não ter legenda em 2012.


Em Crato, oposição se consolida na Câmara Municipal

A oposição no Crato termina o ano com maioria na Câmara Municipal. Agora, seis vereadores estão na oposição e já fizeram dois favores à população. Impediram um reajuste de final de ano nas contas da SAAEC e aprovaram o orçamento com as reivindicações populares. O prefeito Samuel Araripe (PSDB) termina ao ano em baixa.


Sineval Roque consegue aglutinar apoios
O deputado estadual Sineval Roque (PSB) tem sido um forte articulador em Crato. Através de sua liderança costura o fortalecimento da oposição na Câmara Municipal.Vem reunido vários partidos para formação de um bloco contra os tucanos cratenses em 2012. Atualmente aprofunda as discussões com os partidos da base aliada.


Essa Retrospectiva foi publicada no Jornal Contraponto Cariri e no site
Leia mais: www.contrapontocariri.com.br

Nenhum comentário: