sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011- Notícias do Cariri - Araripe



MP investiga irregularidades em Araripe

O Ministério Público do Estado do Ceará já tem em mãos e investiga uma denuncia feita pelo vereador Roberto Guedes Araújo (PP), de Araripe, que aponta possíveis irregularidades na contratação de uma construtora para fazer o trabalho de melhorias e recuperações das estradas vicinais do Município.

De acordo com a denuncia protocolada no MP e no TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), contra o prefeito Humberto Germano (sem partido), o Município de Araripe “tem contratado através de modalidades outras de licitação a empresa Construtora Cruz e Tenório, de propriedade do senhor Gilmar Tenório, (..) e estranhamente entre os exercícios de 2008, 2009 e 2010, já ganhara para execução de obras no Município de Araripe, o valor aproximado de R$ 566.521,85”.

Para o vereador a construtora Cruz e Tenório, que atua em diversos municípios da região, não possui nenhum equipamento de justifique a denominação de construtora, sobretudo quando se relaciona as inúmeras atuações da mesma junto ao Município de Araripe.

Vereador denuncia compra de fertilizante em excesso

O vereador Roberto Guedes (PP) fez uma denuncia que o prefeito Humberto Germano e o secretário de Desenvolvimento Agrário do Município, Rutemberg Fortaleza, teriam comprado 20 mil quilos de fertilizante que não teria um fim coletivo.

Na denuncia, Roberto Guedes afirma que no Município não há nenhum programa voltado para a agricultura. “A Câmara Municipal não recebeu nenhum projeto ou mensagem do prefeito criando qualquer programa na área da agricultura”, afirmou Guedes.

De acordo com nota fiscal emitida pela empresa vencedora da licitação foram vendidos à prefeitura de Araripe, 782 sacas de fertilizante NPK 10 10 10, que serviria para correção do solo e párea atender às necessidades da Secretaria de Agricultura. A mesma Notas Fiscal ,entretanto, não informava a forma como a carga foi transportada e qual o veículo utilizado para carregar 782 sacas de fertilizante.


Desaprovadas contas da Secretaria de Educação de Araripe

O Tribunal de Contas dos Municípios, este ano de 2011, desaprovou as contas da Secretaria de educação de Araripe referente ao exercício de 2009.

A titular da pasta é Heliane Correia, irmã do prefeito Humberto Germano. Mesmo com as denuncias ela não foi afastada do cargo.

Dentre as irregularidades apontadas no relatório do TCM, diárias pagas aos funcionários representando mais de 50 por cento do salário, o que é considerado ilegal.


TCM desaprova contas da Câmara Municipal

O Tribunal de Contas dos Municípios julgou irregular as contas da Câmara Municipal de Araripe, no ano de 2008, de responsabilidade do vereador Guilherme Lopes de Alencar.

Dentre as irregularidades uma chama a atenção:a remuneração do presidente do legislativo, o próprio Guilherme, ultrapassou os 30 por cento da remuneração percebida pelos deputados estaduais.

Nenhum comentário: