sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 - Cultura


Uma guerrilha que deu certo

Um evento em2011 foi importante para a cultura regional. A Guerrilha do Ato Dramático, que reúne grupos de teatro de várias cidades do Cariri. A Guerrilha acontece em Crato, quase que na mesma época da Mostra SESC, mas vem sendo muito mais positiva e encorajadora da nossa cultura e do teatro de forma geral.

Mostra SESC sufocada

A Mostra SESC está mostrando sinais de cansaço. Feita à ferro e fogo, com orçamento milionário, traz diversos grupos de teatro e até personalidades para o Cariri. Mas pouco valoriza a cultura regional, preferindo usar essa cultura apenas para justificar o evento. Bem ao estilo Luiz Gastão Bittencourt. Vem levando um verdadeiro baile da Guerrilha do Ato Dramático.

Centro BNB de cultura confirma sua vocação

O Centro Cultural do Banco do Nordeste, com sede em Juazeiro do Norte, se consolida como um dos mais importantes equipamentos de difusão da cultura no Cariri. Com uma programação eclética reúne todas as tendências, revelando para todos as belezas da música,do cinema,das artes plásticas e da cultura regional do Nordeste.

Coletivo Camaradas

O Coletivo Camaradas a cada ano inova. Com ações conscientizadoras, esse grupo de artistas do Cariri, vem fazendo a diferença. Um destaque para as chamadas intervenções urbanas do grupo que, em alguns momentos mexem coma cabeça e a imaginação das pessoas.

A privataria tucana

Um livro vem chamando a atenção da soceidade brasileira e dos políticos em 2011. Do jornalista Amaury Ribeiro Júnior, o livro A Privataria Tucana relata bastidores das maracutaias do PSDB realizadas no processo de privatizações na era do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O impacto do livro é tão grande que FHC se viu obrigado a cancelar o lançamento de seu livro de memórias. O deputado federal Protógenes Queiroz quer uma CPI para investigar as denuncias feitas no livro e que atinge FHC e José Serra.

Nenhum comentário: