quinta-feira, 8 de março de 2012

Confirmado caso de raiva humana em um menino de Jati

Foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) que um menino de 9 anos, de iniciais C.E.F. internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha,está com raiva humana.

A criança deu entrada no hospital no último dia 29 de fevereiro, transferido da cidade de Brejo Santo. Ele, segundo familiares, foi mordido por um sagüi.

Ao chegar ao Hospital São Vicente a primeira suspeita foi de meningite. O garoto foi medicado. Mas, um exame mais detalhado fez com que os médicos chegassem à suspeita de raiva humana.

Assim que tiveram a suspeita a equipe médica adotou o Protocolo de Recife, uma técnica utilizada para casos de raiva humana.

De acordo com o diretor do hospital em Barbalha, Antonio Ernane, o menino está sob coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital.

“Estamos já colocando em prática o Protocolo de Recife, e ele está sob cuidados na nossa equipe em observação constante”, afirmou Ernane.

Ainda segundo o diretor o hospital já está em contato com o Ministério da Saúde, O caso já foi notificado e agora as medidas preventivas necessárias já estão sendo tomadas e devidamente autorizadas pelo ministério.

“O Ministério da Saúde já está sabendo de tudo e estamos agora já dando o medicamento para tratar da raiva humana”,afirmou Ernane.

O exame foi solicitado ao Lacen e a um laboratório em São Paulo. O exame de São Paulo deve estar sendo enviado ainda hoje.

Ernane alerta para que os pais tenham cuidado com suas crianças e os animais. “É preciso que as famílias observem os animais, principalmente os domésticos e silvestres, que podem transmitir doenças”, afirmou.

Ele lembrou que no caso do menino de Jati a família contou que o sagüi atacou o menino que estava com uma banana. A avó do menino teria torcido a cabeça do animal, que mesmo assim arrancou um pedaço do dedo do garoto.

Nenhum comentário: