terça-feira, 1 de maio de 2012

Aquecimento do setor gastronômico no Crato

O setor gastronômico está bastante aquecido neste Município. Restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e serviços com a opção delivery, buscam dia a dia inovar e agradar seus clientes oferecendo pratos diferenciadas e uma nova experiência de culinária multicultural.

O tradicional baião de dois com carne de sol, uma das marcas da culinária cearense, já não é mais a única opção de quem procura os restaurantes da cidade. Diariamente, é grande a procura por novos pratos e sabores que misturam a variedade dos temperos da região e a inovação oriunda de outras regiões.

Durante a semana, os profissionais do comércio são os principais clientes dos restaurantes que se concentram no centro da cidade e de padarias localizadas nos bairros. Geralmente, o afluxo maior é no período do almoço, já que o hábito de almoçar em casa está cada vez mais sendo substituído pela facilidade de se fazer as refeições em restaurantes ou, por vezes, em meio ao ritmo do trabalho, por um pequeno lanche nos bares e lanchonetes, que contam com os mais variados cardápios.

A opção para almoçar fora não fica restrita ao centro da cidade. Bairros um pouco mais afastados do centro comercial também contam com restaurantes do mesmo nível e com uma clientela fiel. "A concorrência aumentou bastante e tem servido de estimulo para todo setor. Apesar da pequena baixa que tivemos nos primeiros meses do ano, |o aumento do poder aquisitivo e a ascensão da nova classe C têm garantido o crescimento do setor gastronômico em toda cidade" declara Wanderley Campelo, proprietário do restaurante que leva seu nome.

Há 18 anos no ramo, Wanderley começou com uma pequena lanchonete e hoje conta com restaurante especializado em pratos da culinária regional, como carneiro na brasa, galinha caipira, carne de sol e varias outras opções genuinamente nordestinas, que são oferecidas na modalidade a la carte.

Clientela

Segundo Wanderley, durante a semana, sua clientela é formada por pessoas de outros municípios que estão a trabalho ou a passeio na cidade. Atualmente o negócio gera em torno de 15 empregos diretos.

Outro exemplo de sucesso é o do empresário Manoel Júnior, proprietário do restaurante Junior Grill, que durante o dia conta com um concorrido self service. Após vários anos adquirindo experiência em outros Estados, Júnior resolver voltar a sua cidade e abrir o próprio negócio importando ideias e sabores.

Apostando em pratos diferenciados para o sucesso do empreendimento, o empresário investiu em inovações como bacalhau, sushi, rondele, camarão, muqueca de arraia e outras opções que se somam aos tradicionais pratos da culinária local. "Durante a semana, nossa clientela é formada na sua maioria por comerciantes e profissionais liberais. Já aos finais de semana, é a vez das famílias que têm optado cada vez mais por almoçarem fora" indica.

Além da culinária, o restaurante também oferece o serviço "clube do Whisky", através do qual o cliente pode alugar garrafas de bebidas que ficam sob responsabilidade do restaurante, podendo ser consumidas quando o cliente desejar.

Praticidade

"Além da praticidade e do preço acessível, conto com a vantagem de experimentar pratos que diferenciados com a mesma qualidade dos oferecidos nos grandes centros" relata a estudante, Karllany Soares.

DN

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