sábado, 17 de janeiro de 2015

Juazeiro do Norte: Equipe especial ordena Romaria das Candeias

Cerca de 300 mil fiéis estão sendo esperados para a primeira romaria do ano neste município. Tradicionalmente, o terceiro maior evento religioso da cidade, a das Candeias abre o ciclo de romarias na terra de Padre Cícero, que se estende até o mês de novembro com a de Finados, atraindo milhares de peregrinos de diversas regiões do nordeste brasileiro. A Romaria das Candeias é realizada no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. No entanto, a partir do dia 25 de janeiro, já começam a chegar à cidade as primeiras caravanas de devotos.
Neste ano, a romaria traz uma novidade: a criação de comissão, formada por 17 pessoas, entre titulares e suplentes, de setores distintos da sociedade civil organizada, que passa a ter a responsabilidade de discutir, planejar e dar acompanhamento a todas as romarias realizadas em Juazeiro do Norte. O objetivo da comissão é evitar que problemas ou situações constrangedoras registradas em eventos passados tornem a acontecer.
No início da semana, uma reunião promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Romaria (Secrom) e pela Igreja estabeleceu as primeiras ações a serem realizadas na preparação deste evento religioso em 2015. O encontro contou com a participação de representantes das Polícias Civil e Militar, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), pastorais católicas e das secretarias municipais e Saúde, Meio Ambiente e Serviços Públicos e, ainda, Desenvolvimento Social e Trabalho.
Ambulantes
Durante o encontro, ficou definida a proibição do comércio ambulante nos arredores da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, evitando, que o fluxo de veículos no local seja interrompido ou prejudicado. "Será proibida a montagem de barracas, bancas ou qualquer meio de comercialização de produtos nas proximidades da Igreja Matriz. Ficou acordado que o Departamento Municipal de Trânsito realizará fiscalização contínua na Rua Izabel da Luz, onde há alguns anos há muita dificuldade no tráfego de veículos por causa da quantidade de barracas que ali eram instaladas", observou a secretária de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte, Marli Bezerra.
Na Praça do Romeiro, onde a concentração de fiéis é grande durante todos os dias de romarias, será instalada uma espécie de "Posto de Saúde Móvel", onde profissionais do setor de saúde prestarão atendimento em casos de necessidades. Uma ambulância dará apoio ao serviço dos profissionais de saúde.
As secretarias de Cultura e Romaria e de Desenvolvimento Social e Trabalho também prestarão serviços aos romeiros. "Todas as ações estão sendo pensadas com o objetivo de garantir a maior comodidade possível aos fiéis que participarão dessa primeira romaria do ano no município", garantiu Marli.
Ela informou, ainda, que, na Praça de Apoio aos Romeiros, onde há um comércio variado de artigos e produtos nos boxes ali instalados, será realizada uma operação especial, pelo setor de limpeza do município, com o intuito de garantir a higienização da área e a inspeção sanitária nos pontos de comercialização de gêneros alimentícios, principalmente.
"Nós recebemos muitas reclamações a respeito da higiene daquele local. Neste ano, a Prefeitura vai realizar um trabalho de fiscalização maior, por meio dos setores competentes, para que não haja nenhum problema de maior dimensão", disse.
Preocupação
Para o padre Joaquim Cláudio, vigário da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, há preocupações em relação à fiscalização no uso de veículos pau-de-arara para o deslocamento de romeiros a Juazeiro do Norte durante a Romaria das Candeias.
Desde o ano passado, devido a uma ação conjunta envolvendo a Polícia Rodoviária Federal e Estadual, além do Ministério Público do Estado do Ceará e do Ministério Público Federal, o número de autuações destes veículos em postos de fiscalização rodoviária tem aumentado consideravelmente. Na maioria dos casos, inclusive, os romeiros são obrigados a descer dos transportes, ficando, desta forma, impedidos de continuar a viagem.
Em novembro do ano passado, durante a Romaria de Finados, houve drástica redução no número de fiéis por conta dessas fiscalizações. Naquela ocasião, eram esperados aproximadamente 500 mil fiéis. O número de participantes, no entanto, não superou os 400 mil.
"O que queremos, na verdade, é que a Resolução Nº82, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), seja aplicada. Essa garante o tráfego destes veículos por motivos religiosos, desde que seja adquirida uma licença especial e sejam observadas as condições básicas de segurança aos usuários", observou.
Padre Joaquim Cláudio disse, ainda, que um documento elaborado após uma reunião entre os bispos das dioceses que constituem a Região Nordeste I foi encaminhado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), solicitando o apoio a essa causa dos romeiros.
"Nós acreditamos que é possível ser feito algo que resulte no atendimento às solicitações feitas. A questão do transporte em paus-de-arara também é cultural e precisa ser respeitada", concluiu o religioso.
A Resolução 82 do Contran estabelece que os veículos do tipo pau-de-arara só poderão circular entre localidades de origem e destino que estiverem situados em um mesmo município, municípios limítrofes ou municípios de um mesmo Estado, quando não houver linha regular de ônibus ou as linhas existentes não forem suficientes para suprir às necessidades daquelas comunidades.
Mais informações:
Secretaria Municipal de Cultura e Romaria - Telefone (88) 3512-3380
Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores - Telefone (88) 3572-3850
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: