terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Ceará é o quarto em emendas liberadas na Câmara Federal



A bancada cearense na Câmara Federal fechou 2013 como a quarta do Brasil com maior porcentagem de emendas parlamentares atendidas pelo Governo Federal. No ano passado, o Executivo liberou 69,1% das emendas apresentadas pelos deputados do Ceará. No resultado individual, os parlamentares cearenses também se destacaram. Domingos Neto (PROS) e Arnon Bezerra (PTB) foram, respectivamente, o segundo e o quinto deputados federais do País com maior porcentagem de emendas autorizadas. No Senado, a bancada ficou em nono lugar.

Os dados são do projeto Excelências, do site Transparência Brasil, que traz informações sobre o desempenho dos parlamentares na Câmara e no Senado. De acordo com a ferramenta, os números revelam a porcentagem dos montantes das emendas individuais e de bancadas empenhados, que são aquelas autorizados pelo Governo Federal, não significando, que já tenham sido executadas. O portal esclarece que as informações foram retiradas do banco de dados da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.

Em 2013, o Executivo Federal empenhou R$ 207.264.024,00 em emendas dos 22 deputados federais cearenses, 17,39% mais do que o autorizado em 2012 (R$ 176,5 milhões). O resultado do Ceará no ano passado fez com que ele ficasse atrás apenas das bancadas de Rondônia (75,1%), Piauí (73,1%) e Alagoas (70,8%) em porcentagem de emendas empenhadas, tendo ficado na frente de estados com maior relevância nacional como São Paulo (49%), Rio de Janeiro (52,2%), Bahia (59,6%) e Pernambuco (53,9%).

Nenhum comentário: