sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Número de Policiais Militares expulsos ou demitidos cresce 304%

Setenta e três policiais militares foram demitidos ou expulsos da corporação em 2013, um aumento de 304% na comparação com o ano anterior. Em 2012, foram quatro expulsos e 20 demitidos; no ano seguinte, os números subiram para 17 e 56, respectivamente.

Na Polícia Civil, foram 13 demissões no ano passado, duas a menos que em 2012. Os dados são da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), que divulgou também números relacionados a processos administrativos disciplinares contra servidores dos Bombeiros e da Perícia Forense e agentes penitenciários da Secretaria da Justiça e Cidadania (ver infográfico). Foi a primeira vez que o órgão, criado em junho de 2011, apresentou uma série histórica.

“Nosso público mais expressivo são os policiais militares e civis, os números mostram isso. Aproximadamente, são 17 mil policiais militares. Eles são a maior corporação”, avalia o controlador geral Santiago Fernandes. “Na Polícia Civil são em torno de 2 mil. Proporcionalmente ao efetivo, em demissões, isso pode ser considerado”.

O aumento do número de servidores processados (foram 737 em 2013 e 373 em 2012) ele atribui ao “maior encorajamento da população” e não necessariamente a um volume maior de desvios de conduta.

Nenhum comentário: