terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Professora que ironizou passageiro perde cargo na PUC-Rio

A professora que fez uma postagen do Facebook ironizando a aparência de umpassageiro no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, perdeu um cargo interno na PUC-Rio. Rosa Marina de Brito Meyer vai continuar dando aulas de duas disciplinas, mas não está mais no comando da Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI).
Rosa ficou conhecida em todo o País quando publicou em seu perfil uma foto de um homem de bermuda e camisa regata na sala de embarque do aeroporto com a legenda: "Rodoviária ou aeroporto?". O passageiro foi depois identificado como o advogado Marcelo Santos, de Minas Gerais. 
Outros colegas de Rosa comentaram a foto com mais ironias, como o reitor da Unirio Luiz Pedro Jutuca e a professora Daniela Vargas, também da PUC-Rio. O post foi amplamente criticado pelos usuários das redes sociais. 
A professora continua dando aulas de Linguística e Aspectos Culturais do Português como Segunda Língua, mas uma portaria foi enviada aos funcionários nesta segunda-feira (17) pelo reitor José Carlos de Siqueira comunicando que o professor Carlos Frederico Borges Palmeira, do Departamento de Matemática, assume a função da coordenação, em caráter interino. 
Arrependimento
De acordo O Globo, a professora estaria deprimida. Segundo rumores, ela chegou a entregar uma carta de demissão ao Departamento de Letras, mas seus chefes não aceitaram. 
Rosa apagou a postagem e escreveu um pedido de desculpas na sua página, que também foi apagado. Daniela Vargas e Luiz Pedro Jutuca também se desculparam. Ainda segundo o jornal, os colegas da professora comentaram que ela "deu mole" e não entendem porque ela expôs uma pessoa desconhecida daquela maneira.
Usuários do Facebook criaram uma página em nome de Rosa Maria Meyer para criticar a publicação e agora a utilizam para mostrar diferentes casos de preconceito. O advogado que aparece na foto, Marcelo Santos, declarou em entrevista para diversos sites que ficou surpreso ao saber da postagem e se sentiu muito triste quando viu os comentários. 
DN

Nenhum comentário: