terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Coluna política de Madson Vagner

Fogo amigo em Milagres

Ainda repercute em Milagres a declaração de apoio do prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, ao grupo de oposição a administração de Hellosman Sampaio. O que tem de mais nisso? Ambos os prefeitos são filiados ao PMDB! Na semana passada Raimundão esteve na cidade participando de encontro com os dirigentes do PT, PSB, PTB, PROS, PDT, PC do B e PP. Raimundão disse que Milagres precisava melhorar para todos. Na verdade, Raimundão queria o apoio de Hellosman para o filho, Mauro Macedo (Maurinho), candidato a deputado federal. Com a negativa, Hellosman acabou acendendo o fogo amigo. O difícil será a montagem do palanque caso haja o rompimento do PMDB com o PROS no Estado. É esperar para ver o que acontece!

Protesto silencioso na Câmara de Milagres

A oposição de Milagres, se não tem conseguido emplacar críticas e algumas de suas propostas, ao menos, não pode ser acusada de falta de criatividade. Na última semana, durante uma sessão ordinária, os parlamentares se mantiveram em silêncio. Durante toda a sessão, a única palavra vinda do grupo foi um “sim”. O protesto foi motivado por um desabafo do presidente da Câmara, vereador Antônio Ede, o Edinho, que acusou a oposição de não saber fazer outra coisa, se não criticar. Edinho faz parte da base do prefeito e parece ter perdido a paciência com os opositores. O presidente precisa lembrar que isso faz parte do jogo democrático. Cabe ao presidente e ao líder do prefeito, responder as críticas. O silêncio constrangeu toda a Casa.

Ação emergencial em Caririaçu

O município de Caririaçu está enfrentando muitas dificuldades no abastecimento de água. É que o único reservatório está secando. Diante da crise, a prefeitura e a defesa Civil encontraram uma alternativa para racionar a água cada vez mais escassa. A estratégia é espalhar 37 caixas d’água pelo município, abastecidas por carros-pipa vindos do açude Manoel Balbino. As caixas funcionarão como chafarizes, onde a população poderá se abastecer para o uso doméstico. A decisão de parar a distribuição pelo sistema já existente é para evitar o uso da água para outros fins como lavagem de automóveis e na construção civil. A medida pode até gerar polêmica, mas é acertada quando restringe o uso da água além do consumo humano.

Mauriti otimista com a transposição

Quem está muito otimista com a Transposição do Rio São Francisco é o município de Mauriti. Em conversa com este colunista, o prefeito Evanildo Simão (PT), disse que a conclusão da transposição significa, em primeiro lugar, segurança hídrica para o consumo humana. O prefeito pontuou, ainda, a ampliação da área irrigada, o que proporcionará aumento da oferta de empregos e a diminuição do êxodo rural. Esse último ponto foi considerado uma grande chaga no nordeste brasileiro. Evanildo é nascido na zona rural, o que justifica a preocupação com o êxodo rural. Na verdade, a transposição é estratégica para o desenvolvimento e crescimento de vários municípios do Cariri. Mauriti acerta quando se prepara para recebê-la.

Washington mostra força

Depois da primeira tentativa da Câmara de Missão Velha para votar as contas do ex-prefeito de Missão Velha, Washington Fechine, ainda em janeiro, que acabou sendo suspensa pela justiça, ninguém podia imaginar que o filme se repetiria. Na última semana a Câmara se preparou mais uma vez para votar as contas de Washington e... Isso mesmo, o ex-prefeito conseguiu nova liminar e suspendeu mais uma vez a votação. O presidente do legislativo, vereador Cícero Cagece, terá que começar tudo de novo para reverter mais essa decisão. Nos bastidores, Washington acusa a atual administração de fazer força para torná-lo inelegível. Washington teve parecer do TCM pela desaprovação e precisa de dois terços dos vereadores. Ainda não tem os votos necessários. O ex-prefeito ganha mais tempo para continua respirando!

Prefeito de Altaneira pede desculpas


Depois de atrasar o envio dos balancetes mensais à Câmara Municipal e ser duramente criticado por vereadores da oposição, o prefeito de Altaneira, Delvamberto Soares, usou as redes sociais para pedir desculpas aos parlamentares garantindo que o episódio não voltaria acontecer. O prefeito reconheceu o erro e ordenou aos secretários que enviem os balancetes até o dia 20 de cada mês subsequente. Os balancetes devem ser enviados até o dia 30. As prestações de contas se referem à aplicação dos recursos recebidos e arrecadados pelo município. Com a atitude o prefeito Delvamberto mostra o respeito ao poder legislativo. Na cidade, comenta-se o exemplo é bom.

Nenhum comentário: