segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Com as primeiras chuvas, Cachoeira de Missão Velha vira local de atração


Um espetáculo da natureza com as primeiras chuvas de fevereiro. Há cerca de duas semanas, a Cachoeira de Missão Velha, considerada o portal de entrada do processo civilizatório do Cariri, está com um grande volume de água, transformando o cenário que durante boa parte do ano permanece praticamente seco.
Atrativo para os visitantes, moradores e estudantes, durante o fim de semana a Cachoeira de Missão Velha se transforma em um verdadeiro balneário público, recebendo diversos turistas de várias cidades da região. A queda d'água possui cerca de 12 metros. Formada pelo Rio Salgado, a cachoeira fica a três quilômetros do município e faz parte do Geopark Araripe.
O local é um dos mais antigos da Bacia Sedimentar do Araripe e área de estudo para pesquisadores de várias regiões do País. A professora da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Juliana Manso Sayão, desde 1997 realiza pesquisas na região, na área da paleontologia.
A professora Juliana Manso explica que na área da cachoeira se encontra o início da sequência sedimentar, onde podem ser encontrados os icnofósseis, que são evidências que alguns organismos deixaram vestígios da sua locomoção e repouso no fundo do leito do rio.
De acordo com ela, as evidências constituem a região da cachoeira, que há 460 milhões de anos era também um leito de um rio, muito similar ao que existe hoje no local.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: