segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Notícias políticas

Coluna Política de Edilmar Norões, no Diário do Nordeste.
PSDB: Governo fracassou
O senador Aécio Neves reafirmou o que ele e o seu partido avaliam sobre o PT e os seus 11 anos à frente do governo, os oito anos com Lula e os três últimos com Dilma. Enquanto os petistas, apoiados em pesquisas, dizem que o povo quer mudanças mas com o PT no governo, o PSDB, ao chamar a atenção para a queda de avaliação positiva do governo mostra que a gestão federal, liderada pelo PT, fracassou, consequentemente, a nação reclama por mudanças. O que se justifica face o fracasso em áreas essenciais na vida do cidadão - saúde, educação e segurança - e falhas na condução da política econômica.
Ética e eficiência
Em seu discurso de candidato, Aécio Neves fala em compromisso ético, com a transparência, com a eficiência na gestão pública. Depois de dizer que tem percorrido todas as regiões do País é que se credenciou a dizer que há um sentimento comum de que o governo do PT fracassou, que falhou na condução da economia ao dar como legado ao próximo governo um crescimento pífio e inflação alta, uma perda crescente da credibilidade para o Brasil. Em suas considerações aproveitou para dizer que há 11 anos quando o PT assumiu, o governo federal investia 56% do conjunto dos investimentos em saúde e hoje caiu para 45%. Há, portanto, uma omissão gravíssima do governo para com a população, disse ele.
Complicando a sucessão estadual
Na medida que o processo sucessório estadual vai avançando, a cada declaração de suas lideranças mais problemáticas fica a situação que envolve a chamada base governista. Sim, pois se de um lado o sistema liderado pelo governador Cid Gomes defende que saia de seu grupo o candidato à sua sucessão, para o que já existem cinco nomes - Leônidas Cristino, Mauro Filho, José Albuquerque, Domingos Filho e Isolda Cela - o PMDB, pelo que se ouve a partir do senador Eunício Oliveira, não abre mão de disputar a eleição. Já outro aliado de peso - o PT, liderado por Guimarães e Luizianne tem posição divergente. Mas, com a maioria o PT, Guimarães mantém a aliança com Cid , o que garante que ele termine por indicar o candidato à sua sucessão. E o desdobramento de tudo isso? Eis a questão.
Os Melhores
Em solenidade marcada para as 19 hs desta 2ª feira a PPE, com seu dirigente Roberto Farias à frente, promoverá a entrega de diplomas aos Melhores da Política e da Administração Pública e Social do Ceará. Em sua11ª edição a premiação, a exemplo do que ocorre a cada ano, foi feita por um Colegiado de Jurados Notáveis e por 3.411 votantes pela internet.
Reação
Ao criticar a forma de escolher conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, a Conselheira Soraia Victor foi durante censurada na Asembleia. Enquanto para ela deveria prevalecer o melhor currículo, o deputado Roberto Mesquita disse que Soraia deveria respeitar o que é estabelecido por lei já que é prerrogativa da Assembleia essa escolha.
"Soraia nem deveria dizer para levarmos em conta currículo, porque José Sarto Freire, que era o segundo competindo com ela, tem melhor currículo".
Dep. Roberto Mesquita que, apoiado pelos deputados João Jaime, Tin Gomes e Idemar Citó, reagiu ao que disse Soraia Victor sobre a nomeação de conselheiros para o TCE

Nenhum comentário: