sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Juazeiro do Norte-CE: Aeroporto tem verbas suspensas


A verba para a ampliação do Aeroporto de Juazeiro do Norte foi suspensa. A notícia foi dada pelo presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, ao prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Mâcedo, durante encontro realizado na tarde da última terça-feira (18), em Brasília.

O resultado da reunião, que serviria para que o gestor do município cobrasse celeridade à Infraero para a realização dos depósitos judiciais referentes à desapropriação de terrenos próximos ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, no valor de R$ 15,8 milhões, acabou gerando inúmeras insatisfações.

Os cerca de 486 mil metros quadrados de área desapropriada seriam utilizados em obras que garantiriam maior comodidade a passageiros do aeroporto e assegurariam melhores condições de pouso e decolagem. Os depósitos deveriam ter sido feitos em dezembro de 2013, no entanto, a Infraero, responsável pela liberação dos recursos, solicitou à Justiça um prazo de 90 dias para iniciar os depósitos. O pedido foi atendido pelo juiz federal José Eduardo de Mello Vilar Filho, titula da 16ª Vara Federal de Juazeiro do Norte, no dia 17 de dezembro do ano passado.

Segundo Gustavo do Vale, os recursos foram realocados pelo governo federal para atendimento a demandas de outros setores. No entanto, a reportagem apurou que a diretoria da Infraero nem sequer realizou o empenho dos recursos junto ao Orçamento deste ano.

O coordenador de Turismo do município, Roberto Celestino informou que lideranças políticas no Congresso Nacional tentam marcar uma audiência com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, bem como com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para solicitar que verbas sejam alocadas através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com o objetivo de se cumprir a ordem judicial que estabeleceu prazo para a realização dos depósitos.



Nenhum comentário: