sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Noite Radical traz arte e debate para a RFFSA

Uma feira, lançamentos de livros e apresentação de reisado. Tudo junto para compor a quarta “Noite Radical”, idealizada pela Especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo – Residência Agrária, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O evento acontece, sexta-feira, 21 de março. A feira começa às 14h e o evento de lançamento dos livros, às 19h. Tudo na Praça da RFFSA e aberto ao público.

O evento contará com o lançamento do livro “Agrupamentos da música tradicional do Cariri cearense”, do Prof. Marcio Mattos em parceria com a Prof.(a) Carmen Coopat, em que apresenta o mapeamento das mais diversas manifestações da produção musical do Cariri. A obra é fruto da pesquisa do projeto Mapeamus, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFCA, criado há três anos, no Curso de Música da UFCA. O livro custará R$ 40,00, acompanhado de um DVD.

Também será lançada a obra “Teatro como Encantamento: Bois e Reisados de Caretas”, de Oswald Barroso. Por meio do registros de apresentações e entrevistas, ele mostra a importância dos saberes de mestres e brincantes populares para a renovação da arte teatral na contemporaneidade. O livro é resultado de uma pesquisa de quase quarenta anos sobre cultura popular tradicional e será vendido por R$ 50,00.

Após os lançamentos, teremos a apresentação do tradicional reisado Dudé de Luna, do Bairro Muriti, no Crato. O grupo vem abrilhantar o evento com a sua riqueza artística e cultural. Em paralelo, teremos o tradicional Mercado Plebeu, uma feirinha com livros, roupas, fanzines, postais, azulejos decorados e artes manuais. Os expositores começam os trabalhos às 14h, no espaço Mix da RFFSA.

A Noite Radical faz parte do conteúdo programático da especialização Especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo. Dividida em 14 etapas, a pós-graduação uma vez por mês realiza uma atividade cultural, aberta a toda as cidades da região para debater temas diversos.

O curso tem apoio Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE) e da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Por Uíni Barros e Pablo Soares 
Site Miséria

Nenhum comentário: