terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Notícias políticas com Donizete Arruda



Câmara Municipal do Crato afunda cada vez mais

Quando a sociedade do Crato acredita que a lama atingiu o patamar máximo na Câmara de Vereadores,  vem a surpresa: um novo escândalo estoura. Isso tem se repetido semana após semana. E a democracia perde. A mais nova denúncia foi feita pelo vereador Jales Veloso, que acusa a gestão passada da Mesa Diretora da Câmara do Crato de ter desviado mais de R$ 2 milhões. Cobra a instalação de uma CPI para investigar esse desvio e quem se locupletou. Há suspeitas sobre vários vereadores beneficiados. Ocorre que Jales não é apenas denunciante, também é denunciado. Sofre a acusação de ter se beneficiado indevidamente do pagamento de diárias rurais, que foram criadas pela Câmara há anos atrás para os vereadores supostamente residentes em distritos longe da sede. O parlamentar afirma estar aberto também  uma investigação sobre suas diárias. 
Moralização que se impõe já 
Não precisa ser inteligente ou esperto demais para saber que na maioria das câmaras municipais brasileiras os seus presidentes usaram como método de dividir o dinheiro que sobrava do duodécimo repassado pelas prefeituras o pagamento indevido de diárias aos vereadores. A Câmara do Crato está com sua imagem suja. Cinco vereadores afastados pela Justiça e mais quatro sob ameaça. Agora, vem a denúncia do desvio de R$ 2 milhões e o caso das diárias. O Ministério Público precisa abrir apuração sobre os dois  escândalos. Porém, antes disso ocorrer, o atual presidente Luiz Carlos pode mostrar um gesto de boa vontade: extinguir imediatamente o pagamento dessas diárias rurais. Está claro que esses pagamentos podem ser legais, mas são imorais.
Câmara de Juazeiro em suspense
O trabalho do Ministério Público na investigação das fraudes na Câmara de Juazeiro avança a passos rápidos. As provas existem. As denúncias formuladas pelo expresidente interino Darlan Lobo deram substância suficiente para a comprovação de crimes cometidos no Legislativo juazeirense e, como consequência, não se sabe ao certo, quantos dos atuais vereadores serão afastados de seus cargos e perderão seus mandatos. No entanto, a atual composição não se manterá com o término da apuração dos promotores. A dúvida é se a tomada de depoimentos já foi suficiente, inclusive, para pedir não apenas os afastamentos, mas também a prisão de alguns dos legisladores de Juazeiro. E, tudo investigado, ainda há risco de que a administração Raimundo Macedo seja atingida.
Cariri mostra as garras 
O surgimento de um movimento ainda incipiente, sem que haja um responsável direto pela ideia, merece uma reflexão de toda a classe política do Cariri. A tese a ser  defendida é simples: um espaço para a região na chapa majoritária, tanto do governador Cid Gomes quanto no lado da oposição, que, supostamente, hoje, seria comandada pelo senador Eunício Oliveira. Essa defesa de espaço para a região, em breve, deve ganhar a adesão pública de prefeitos que assumirão a  necessidade do sul cearense ter representantes no Poder Executivo. 
Representação do Cariri
Entre os cinco pré-candidatos do PROS ao Governo do Ceará, nenhum faz política diretamente no Cariri. Para compensar isso, o governador Cid tem trazido, com muita frequência e sempre ao seu lado em visitas e inaugurações à obras, o presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque. Mas, o    candidato ao Senado na chapa de Cid, o deputado José Guimarães é considerado um nome do Cariri, apesar de ter nascido em Quixeramobim. Guimarães faz política na região e é figura conhecida, pois não há um mês em que não esteja presente por mais de um município, em reuniões, encontros, liberando recursos e defendendo os interesses do Cariri em Brasília e junto ao Abolição.
Discurso de ser filho do Cariri 
Nascido em Lavras da Mangabeira, Eunício vai utilizar fartamente em sua campanha o fato de ter nascido no Cariri. Não estranhem se um de seus slogans localizados ser o “governador do Cariri”, pois a região sente a ausência de um governador nascido no sul do Estado desde 1978, quando tomou posse no Palácio Abolição o coronel Adauto Bezerra. Exatamente há 36 anos, o povo caririense aguarda um filho da região chegar ao mais alto posto do Poder Executivo do Ceará. 
Disse me disse
O petista Cláudio Luz está sendo acusado de desvios públicos durantesua passagem pelo Executivo na administração passada. 
Foi dada entrada em pedido de seu impeachment na Câmara de Juazeiro. Se depender do novo presidente Capitão Vieira, Claudio Luz terá seu mandato cassado. 
Nas redes sociais, o ex-prefeito Manoel Santana publicou que Cláudio Luz é o único vereador honesto da Câmara de Juazeiro.  Como o ex-presidente Lula disse que o deputado José Guimarães só será  candidato ao Senado se houver união do governador Cid com o senador Eunício, o PT terá que discutir outro nome. 
Deputado Camilo Santana sonha em ser o plano B do PT para concorrer ao Senado na chapa do governador Cid.
Tem a simpatia de Cid e é do grupo do deputado José  Guimarães. Guimarães pensa diferente de Lula e quer entrar na briga pelo Senado em qualquer situação.  Lula e a presidente Dilma preferem que ele se reeleja deputado federal para ser o futuro presidente da  Câmara no lugar do peemedebista Henrique Alves. 
Desculpe a ignorância, até quando os vereadores do Crato e de Juazeiro vão sujar a imagem de suas cidades?
Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário: