segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Parceria da URCA com o Iu-á Hotel promove o Geopark Araripe


 A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Geopark Araripe, esteve participando na última semana, de encontro com a imprensa, promovido pelo hotel Iu-á, recentemente inaugurado em Juazeiro do Norte. O evento reuniu profissionais dos meios de comunicação da região, na finalidade de apresentar o novo empreendimento hoteleiro, que tem como uma de suas principais ações atuar de forma conjunta com entidades de fomento a arte e a cultura regionais, além do desenvolvimento.

 A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e o Vice-Reitor, Professor Patrício Melo, além do Coordenador do Geopark Araripe, estiveram presentes no evento, com o objetivo de realizar a apresentação do Geopark Araripe. É que foi fechado convênio com o hotel, no intuito de promover o projeto. Atualmente uma sala do Iu-á é destinada ao Geopark, onde estará presente um representante da Universidade para divulgar os geossítios, nos aspectos relacionados ao geoturismo regional.

O hotel é um empreendimento da cearense DJ Hotelaria, responsável pelo Verdegreen Hotel, em João Pessoa, na Paraíba. Foi eleito o Hotel Sustentável do Ano pelo Guia Quatro Rodas (2012) e um dos 25 Melhores Hotéis do Brasil pela TriAdvisor(2013). O proprietário do Hotel, Demétrio Jereissati, destacou o momento do encontro com os profissionais de imprensa e destacou a parceria empreendida junto ao Geopark Araripe.

O Vice-Reitor, Patrício Melo, fez uma breve apresentação do objetivo da parceria e uma abordagem sobre o Geopark, ainda destacando a implementação de infraestrutura, além da sinalização que será inserida nos geossítios, a exemplo do de Missão Velha, que receberá um guarda-corpo, além de melhoria da estrada de acesso ao local, com inclusão de uma pista para ciclistas. Ele disse que o projeto está em fase de licitação, e não apenas esse geossítio será contemplado, mas os outros nove vão receber melhor infraesturutra, para garantir melhor recepção aos turistas e estudiosos.


A parceria com o Geopark Araripe foi fechada no final do ano passado. O hotel tem valorizado artistas locais, como os xilógrafos e artesãos, além de levar aos visitantes e turistas, a apresentação, nos seus espaços e elevadores, de vídeos onde são divulgadas imagens dos geossítios, da Chapada do Araripe, e principais pontos turísticos da região. O acordo visa estimular que o hóspede e o cliente do hotel conheçam os atrativos geológicos, paleontológicos, turísticos e culturais do Cariri. Jereissati destaca a satisfação de saber que o Iu-á Hotel contribui para criar uma cadeia de turismo sustentável nessa região do Ceará.  

Nenhum comentário: