terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Cuba libertou 53 presos políticos, afirmam EUA

Cuba completou o processo de libertação de 53 pessoas consideradas presos políticos pelos Estados Unidos, anunciou ontem o Departamento de Estado, que saudou a iniciativa como "um passo muito positivo" para as relações bilaterais.
Dissidentes cubanos não puderam confirmar imediatamente as 53 libertações, mas também afirmaram que se trata de uma atitude positiva, enquanto o governo cubano e a imprensa da ilha, sob controle estatal, não se pronunciaram sobre o assunto. "O governo de Cuba nos comunicou que completou a libertação de 53 presos políticos que se comprometeu a libertar", disse um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA.
"Saudamos este passo muito positivo e estamos satisfeitos que o governo de Cuba tenha cumprido seu compromisso", completou. Segundo o funcionário, "a Sessão de Interesses em Havana pôde verificar a libertação dos presos".
Elogio papal
O papa Francisco manifestou ontem apreço pelo fim do "silêncio recíproco" entre os Estados Unidos e Cuba, dois países que citou como exemplo das "pontes construídas" pelo diálogo.

Nenhum comentário: