quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Justiça ordena que Google revele autor de blog contrário ao prefeito de Quixadá

 titular da 2ª Vara da Comarca de Quixadá, juíza Ana Cláudia Gomes de Melo, determinou que a Google no Brasil informe a identificação dos Protocolos de Internet (IPs) das postagens ofensivas ao prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra Rodrigues. De acordo com o processo as informações publicadas atacam a dignidade, a reputação e honra do reclamante.
A justiça ainda enviou a requisição dos dados cadastrais do autor do blog “jaimearantes.blospot.com.br" e a identificação do e-mail “jaimearantesquixada@gmail.com”.
A determinação deverá ser cumprida no prazo de 48 horas, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
Para a juíza, a liberdade de expressão caracteriza-se pela livre manifestação do pensamento, mas esse direito não é absoluto e deve ser usufruído de modo harmônico com o ordenamento jurídico e os valores sociais. Tanto é assim, que a magistradas ressaltou, em seu parecer, não ter vislumbrado nos autos motivos suficientes para determinar o bloqueio da visualização das informações publicadas por trata-se apenas de um diário on-line que veicula notícias e opiniões.
Com relação aos dados cadastrais do criador da página, a juíza disse que “o referido blog é de autoria não identificada de forma precisa, o que fere a Constituição Federal quanto à vedação ao anonimato”. A magistrada destacou ainda que o prefeito e “toda a sociedade têm direito a conhecer o autor do referido veículo de comunicação e autor ou autores das críticas, como forma de salvaguardar seu fundamental direito a exigir reparação, em caso de danos à sua imagem”.

Nenhum comentário: