segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Beata Maria de Araújo ganhará busto na Praça do Marco Zero que terá o seu nome


A Beata Maria de Araújo vai ganhar um busto e dará seu nome à Praça do Marco Zero construída ao lado da cúpula da Praça dos Romeiros. A solenidade ainda faz parte do centenário de morte da religiosa ocorrido no dia 17 de janeiro de 1914 quando Juazeiro do Norte tinha apenas três anos de emancipação política. O ato será presidido às 17 horas desta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, pelo prefeito Raimundo Macedo e reunirá pesquisadores, religiosos e parentes da beata.
Outro evento previsto na programação para esta segunda será o lançamento da terceira edição do famoso livro “Milagre em Joaseiro”, do professor e escritor norte americano Ralph Della Cava que desembarcou em Juazeiro na manhã deste domingo. A solenidade será no auditório do Memorial Padre Cícero começando as 18 horas com um conserto musical reunindo Afonso Gadelha e Daniel Sobreira. Uma hora depois, a abertura com o professor Geová Sobreira.
Caberá ao professor Renato Casimiro apresentar “Della Cava e a Nova História de Juazeiro”, seguido pelo pronunciamento do autor e a sessão de autógrafos. O último ato pelos 100 anos de morte da beata tinha acontecido em 20 de janeiro quando houve o sepultamento simbólico da religiosa, descerramento de uma placa colocada pela Secretaria de Cultura e Romarias em alusão à data de morte da protagonista dos milagres, celebração de missa em sufrágio de sua alma, apresentações de grupos folclóricos e a exibição do filme “Milagre em Juazeiro”.
Na época, o cortejo entre a Praça Padre Cícero e a Capela do Socorro foi liderado pelo prefeito Raimundo Macedo e reuniu profissionais liberais, historiadores e pesquisadores sobre a história dos fatos miraculosos ocorridos a partir de março de 1889 no município. No início daquele mês a hóstia transformou-se em sangue na boca da Beata Maria de Araújo quando Juazeiro se tornou a Meca do Cariri. Em seu discurso, o prefeito apontou a beata como uma das pessoas mais importantes do município.

Nenhum comentário: