quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cidade de Granjeiro, no Cariri, teve maior registro de chuvas ontem



As chuvas continuam a cair no Estado. As precipitações no Interior chegaram a 104 mm ontem, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O maior registro foi no Cariri, em Granjeiro, que registrou forte chuva de 104 mm, na região do Cariri. Em Várzea Alegre também ocorreu intensa precipitação, de 87 mm e nos Inhamuns as chuvas foram fortes em Aiuaba, que registrou 78mm. Apesar do alto índice de chuva no Centro-Sul, em todo o Ceará choveu em apenas 42 municípios.
Mesmo com as últimas chuvas, o quadro de reserva hídrica no Ceará continua crítico, com 29,6% da capacidade total. Em algumas bacias há registros de recarga, mas pouco representativas no volume total do Estado, segundo relatório de variação diária dos reservatórios da Cogerh. Dos 144 reservatórios, apenas 26 registram recarga com as últimas chuvas. Até agora o açude que mais recebeu água foi o Olho Dágua, em Várzea Alegre, com a chuva de ontem, em que aumentou 15cm em sua reserva.
Pequenos reservatórios, rios e riachos têm adquirido um pouco de água em algumas áreas do Estado, especialmente no Centro-Sul. O Rio Jaguaribe, em Iguatu, registra a primeira recarga de água depois de dois anos de estiagem. O nível ainda é baixo, mas vem subindo nos últimos quatro dias com uma chuva de 140mm. Na ponte ferroviária jovens aproveitam para saltar das estruturas metálicas sobre o Rio Jaguaribe.
Nas bacias do Salgado e Alto Jaguaribe houve uma evolução maior. Alguns açudes aumentaram um pouco seu volume, mas com reduzida variação. Em Salgado as chuvas dos últimos dias provocaram elevação de forma mais significativa no volume do açude Olho Dágua, que está com 15cm a mais; o Jenipapeiro II pegou 14cm, o Tomás Osterne 12cm e o Junco 7cm. Os reservatórios estão nos municípios de Várzea Alegre, Baixio, Crato e Granjeiro, respectivamente.
Na bacia do Alto Jaguaribe, alguns reservatórios aumentaram seu volume, mas em poucos centímetros, em torno de 1 a 5cm. O que recebeu mais água foi o açude Canoas, em Assaré, cujo volume aumentou em 5cm. Nesta bacia há reservatórios baixando volume, como é o caso do Orós, que perdeu mais um centímetro das suas águas. Nas bacias do Médio Jaguaribe, Coreaú, Litoral e Metropolitana a realidade é similar.
Na bacia do Banabuiú dois reservatórios ganharam um pouco de água nos últimos dias: o açude São José II em Piquet Carneiro, com aumento de 12cm e o Jatobá, em Milhã, que acresceu 6mm. Dos 19 reservatórios, sete continuam em baixa.


 Diário do Nordeste 

Nenhum comentário: