segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Gangues impõem "lei" em 16 bairros de Fortaleza

A pé, o supermercado dista dez minutos de casa. Mas a senhora faz o trajeto de ônibus. Enfrenta lotação e trânsito. Passa 40 minutos num coletivo. Dá uma volta enorme até chegar ao local das compras. Repete o estorvo na volta, cheia de sacolas. Exausta. Tudo para não atravessar a rua que divide o bairro. Morreria se cruzasse “o lado de lá”. Não é envolvida com droga. Nem com nada criminoso. Findaria pelo simples fato de viver no território onde um grupo disputa com outro o domínio da Sapiranga.

Uma “lei” de morte tão democrática quanto a própria morte. “Ou a pessoa dá essa volta toda ou se arrisca. Como já morreu muito inocente, a mãe evita passar a pé. Mas eles (os membros das gangues) também matam um o outro. Vez por outra, a gente ouve falar”, diz a jovem. Ela é ex-moradora da Sapiranga. Saiu pela pressão da incerteza de um futuro. Para si e para os filhos. E não é um caso isolado.

Os chamados conflitos de territorialidade alteram fortemente a rotina de 16 bairros e comunidades de Fortaleza. Impõem um universo paralelo que, até setembro de 2011, conforme levantamento do O POVO, existia de forma tão incisiva em “apenas” sete pontos da Capital. E que, hoje, afetam outras 17 populações em menor escala (ver mapas).

Os dados de 2014 foram informados ao O POVO pela Delegacia Geral de Polícia Civil, que se recusa a divulgar os nomes das gangues “para não dar mais publicidade aos integrantes”. O aumento desses conflitos o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), Rommel Kerth, atribui principalmente à capilarização do tráfico. “A gente percebe que, às vezes, os membros nem se conhecem. Não existe animosidade pessoal. Mas simplesmente pelo fato de um pertencer a determinado grupo já se transfere o sentimento de rivalidade. Isso afeta a comunidade inteira. É uma política de cisão. Como se fosse um apartheid. Mas não tenho dúvidas de que é possível reverter”, 
diz o delegado.

Ele e outros especialistas consultados pelo O POVO apontam a oferta de bons serviços públicos como principal vetor para o fim dos conflitos. A lógica é a seguinte: como o poder público não alcança essas populações com boas escolas, hospitais, opções de esporte e lazer etc, os próprios moradores brigam pelo domínio do lugar. “Enquanto os conflitos territoriais forem tratados apenas como questão de polícia, teremos apenas um terceiro envolvido neles. Na verdade, acredito que essas ações são pensadas de maneira equivocada e diria até preguiçosa. Todo e qualquer equipamento público com o objetivo de promover ações qualificadas para crianças e jovens é muito bem-vindo e tem um potencial enorme de gerar coisas boas para toda comunidade”, acredita o pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC), Luiz Fábio Silva Paiva.

Multimídia
VA existência de territórios rivais em Fortaleza é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5 e AM 1010), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 8h30min, e/ou no programa Revista O POVO/CBN, às 15 horas.
 
Para ver - A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 19h. Assista à programação pelo canal 48 (UHF/TV Aberta) e 23 (Multiplay).
 
Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas na página do O POVO Online no facebook
(www.facebook.com/OPOVOOnline ) e no portal O POVO Online 
www.opovo.com.br

ENTENDA A NOTÍCIA

A ausência do poder público é apontada como principal causa dos conflitos territoriais. Na falta da escola, do hospital, da praça de lazer etc, a própria população disputa o domínio do lugar. Rixas que geram mortes.

Saiba mais

Em nota ao O POVO, a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec) informou que “o Plano de Segurança Cidadã está sendo aplicado operacionalmente, como um piloto, em três territórios (Vicente Pinzón, Genibaú e São Miguel). Essa experiência será ampliada para outras áreas críticas, após avaliação das suas metas e resultados”.
 
Ainda conforme a nota, essa avaliação não tem data para ser concluída. O gabinete do prefeito Roberto Cláudio (Pros), no entanto, prevê para 9 de abril o fim das operações no formato “piloto”. No Vicente Pinzón, Genibaú e São Miguel, além de ocupação policial, ocorrerá a oferta de melhores serviços públicos.
 
A promessa inicial era de implementar essas ações do programa federal “Crack, é possível vencer” em janeiro, junto com o lançamento do plano. Vinte câmeras serão instaladas em cada bairro. Mais regiões da cidade podem ser beneficiadas de forma concomitante ou o programa pode migrar para localidades consideradas mais críticas.

Serviço
Para denúncias de conflitos de gangues no seu bairro
Onde: Delegacia Geral de Polícia Civil (Rua do Rosário, 199 - Centro)
Telefone: 3101 7300
 Jornal O Povo 

Nenhum comentário: