sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Notinhas políticas por Madson Vagner

Ataques a verdadeira imprensa

Nos últimos meses tenho visto ataques a integridade profissional e pessoal de um colega de profissão, o que, considero um ataque a imprensa legalmente constituída. Falo do jornalista Donizete Arruda, empresário da comunicação, sócio majoritário do Grupo Ceará Sat que agrega cerca de 16 rádios, dois jornais e um site de grande repercussão em todo o estado. Além de um excelente profissional de imprensa, com reconhecimento e atuação nacional, Donizete gera centenas de empregos em todo o Estado do Ceará. Então a questão é: o que fazem e quem são os que o atacam? Quais seus traumas por não serem profissionais? E a quem eles defendem, ao questionarem a legitimidade de uma informação? A quem protegem? Não existe isenção na imprensa paralela. Aquela constituída por interesses, sem formação e sem ética profissional.

De onde partem os ataques

Infelizmente, os ataques foram feitos por “colegas”, entenda-se comunicadores, já que, em ambos os casos, os “profissionais”, não tiveram uma formação acadêmica e, portanto, qualquer contato com a ética da profissão. Falou-se, raivosamente e com a impostação adquirida em um curso de 15 dias, em “prostituição da notícia” e se escreveu, sem base jornalística, sobre “pagamento” pelas informações contidas na Coluna Rebate do Jornal do Cariri, assinada por Donizete Arruda. Pois bem, trabalho no Grupo Ceará Sat, como colunista e repórter da editoria de política e jamais, vi, ouvi ou presenciei qualquer atitude desse tipo por parte do colega Donizete, o que, não posso assegurar com a mesma firmeza sobre aqueles que o atacam. É importante ressaltar que, não falo das classes de radialista e blogueiros, ou que afirmo que todos os jornalista são éticos. Apenas observo a conduta de alguns poucos comunicadores que, vale salientar, estão longe de serem a maioria da comunicação caririense.

Telhado de vidro

Costumo dizer que nós da imprensa, não precisamos ser imparciais. Mas, somos obrigados a veicular uma informação com a isenção que o leitor merece para tirar suas próprias conclusões. Todos nós temos lado. Eu por exemplo sempre defendi a democracia; a liberdade de expressão, responsável; abomino o racismo de qualquer natureza e não abro mão de ter direitos. Acredito que não ter lado é se excluir do debate que transforma a sociedade. Não quero aqui, parecer leviano, mas ambos os ataques vieram de frentes que defendem, claramente, correntes políticas capitaneadas por uma teoria ideológica que está à beira da extinção na sociedade brasileira.

São apenas mensageiros

Esses mensageiros foram e são remunerados por setores que defendem tal ideologia de perpetuação do poder a qualquer custo; aquela que não respeita as decisões da sociedade e permanecem suscitando crises para, no vácuo da suspeição, levantar-se de forma sorrateira e tomar de assalto o poder. É o chamado poder, pelo poder. Ou seja, os ataques ao jornalista Donizete Arruda partiram de comunicadores com isenção questionável. Sobre essas afirmações, estou pronto, inclusive, a dar detalhes em juízo, caso seja requerido. Não o faço nessa coluna e nem nesse momento, porque minha conduta ética não permite. Prefiro, mesmo não tendo visto isso, em contrario, preservar a integridade pessoal daqueles que fizeram os ataques.


Coluna Política de Madson Vagner
Site Miséria

Nenhum comentário: