sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Saúde do Crato participa de Capacitação com Geneticista da Associação Cearense de Doenças Genéticas


As 40 equipes da Estratégia de Saúde da Família- PSF do município do Crato estarão participando hoje de capacitação com o tema “Mucopolisacaridose: entendendo sinais e sintomas”. A capacitação será ministrada pela geneticista da Associação Cearense de Doenças Genéticas e professora da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, Erlane Ribeiro.

Médicos, dentistas e profissionais de enfermagem estarão presentes em duas turmas divididas em horários pela manhã entre 8 e 12 horas no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri- URCA., no Campus do Pimenta, em Crato.


As Mucopolissacaridoses (MPS) são doenças metabólicas hereditárias causadas por erros congênitos do metabolismo que leva a ausência ou deficiência de enzimas no corpo. Há seis diferentes tipos da doença, sendo que somente três possuem tratamento disponível no Brasil. Por ser uma doença sistêmica,  ela exige uma abordagem multiprofissional com fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e outros profissionais.

Nenhum comentário: