segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Seminário em Juazeiro debate os setores com potencialidades futuras



Uma pesquisa realizada por técnicos da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), aponta a região do Cariri como a segunda em potencial de pesquisa, depois da Região Metropolitana de Fortaleza. Esse estudo será apresentado, durante o primeiro de uma série de seminários realizados no Estado. Em Juazeiro, será na próxima quarta-feira, no Iu-á Hotel, como especialistas do Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará, no interior cearense. Na ocasião, será exposto painel com o mapeamento das potencialidades do Cariri, por meio de um estudo de base desenvolvido por pelo menos 40 técnicos, em 2013, mostrando informes s socioeconômicos e estudos de inovação tecnológica.
Serão demonstrados, por meio de dados os facilitadores do processo de desenvolvimentos, com potenciais reais e ações já encaminhadas nesse sentido. Com isso, segundo o economista do Instituto de das informações coletadas foram identificadas duas áreas dentro do contexto de crescimento, a da saúde e do meio ambiente. São mais de 160 pesquisas já desenvolvidas nesses segmentos.
Esse levantamento foi realizado nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, no segundo semestre do ano passado. Representantes do terceiro setor, empresários, entidades classistas, além das gestões públicas foram convidados para participar da apresentação. Depois de Juazeiro do Norte, serão realizados painéis em Iguatu, no próximo dia 21 de fevereiro, no Diocesano Hotel, e em Russas, no dia 25 de fevereiro, no Crede-10. Em Março, uma segunda série de painéis será realizada em Quixadá, Sobral, São Gonçalo do Amarante e Fortaleza, entre os dias 18 e 27 desse mês.
O Projeto Portadores do Futuro quer enxergar a perspectiva da Indústria Cearense, em 10 anos, identificando as atividades econômicas antenadas às tendências tecnológicas mundiais, de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico do Ceará.
O Estado é primeiro do Nordeste, terceiro do país, a aplicar a metodologia do Projeto Setores Portadores de Futuro desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Este exercício de prospecção sobre o futuro tem por objetivo priorizar os setores industriais cearenses que contribuirão para o desenvolvimento do estado, considerando as 7 mesorregiões: Sul, Centro-Sul, Sertões, Jaguaribe, Norte e Região Metropolitana de Fortaleza. Nesse exercício será possível projetar a posição dos setores industriais em relação às tendências tecnológicas, econômicas e industriais internacionais, num horizonte de 10 anos.



Nenhum comentário: