terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Coluna política de Donizete Arruda

Darlan incendeia a Câmara
Derrotado de véspera na disputa pela presidência da Câmara de Juazeiro, o vereador Darlan Lobo explodiu o Parlamento. Denunciou a existência de um mensalinho pago mensalmente a 18 vereadores em troca de apoio a projetos e à subserviência ao Poder Executivo. Não apresentou provas, mas disse que irá entregar uma fita de vídeo ao Ministério Público comprovando os crimes. Se for verdadeira, a denúncia é gravíssima. Afirmou ainda que a provável vitória do Capitão Vieira está maculada pela compra de votos. O custo da eleição teria sido R$ 400 mil. Todas essas acusações precisarão ser investigadas. O próprio Darlan diz estar envolvido e não descarta seu afastamento do cargo de vereador como também o de outros 17 parlamentares.

Um escândalo atrás de outro
O Cariri assiste atônito ao estouro semanal de escândalos nas câmaras municipais. Primeiro, veio o caso das Vassouras, que varreu dos cargos de Juazeiro seu presidente Antonio de Lunga e o tesoureiro Ronnas Motos. Em novembro, a compra de votos na Câmara do Crato. Semana passada, o afastamento de cinco vereadores cratenses por supostos crimes de extorsão após delação do colega Hélder França, o Guer. Agora, vem o presidente Darlan Lobo e joga lama de novo na Câmara de Juazeiro. A sociedade do Cariri não confia mais nos seus representantes. Todos estão sob suspeitas.

Houve outra delação no Crato
Não foi apenas o vereador Guer que contou detalhes do esquema de corrupção na Câmara do Crato. O vereador Roberto Anastáscio, o Bebeto, foi outro a delatar todo o esquema de corrupção existente no parlamento cratense. Deu nomes, detalhes de como eram feitas as operações e quem se beneficiou nesse mundo cão de fraudes, propinas e extorsões. O Ministério Público gravou tudo, e investiga as denúncias, com rigor, sobre o que ocorreu na Câmara do Crato. È mais do que provável que a lista de afastamento não pare nos cinco vereadores que já perderam seus cargos. Outros implicados também devem ser afastados nos próximos dias.

Prestígio do bispo está abalado
Pesquisa realizada pelo Instituto Projeção aponta que 51% da população do Crato não acredita na inocência de Dom Fernando Panico. Contudo, 30% ainda crêem que o bispo não tenha participação nas irregularidades com os recursos da Igreja Católica do Cariri. Dom Fernando não dá sinais de que pedirá para ir embora e, no momento, o Vaticano continua sua investigação sobre o que ocorreu na Diocese. Na mesma pesquisa, ficou comprovado que a imagem dos vereadores cratenses está
abalada pelo escândalo que corrói a Câmara. A maioria da população quer a apuração e a punição dos implicados.

O desespero de Raimundo Filho
A origem do vice-prefeito Raimundo Filho é nobre. Seu pai foi motivo de orgulho para todos os cratenses e cearenses. Só que o filho tem pressa e o velho ditado é sábio ao nos ensinar: o apressado come cru. Ao trair seu aliado eleitoral Ronaldo Matos, na busca desenfreada de virar prefeito a qualquer custo, Raimundo Filho se torna um político inconfiável aos olhos dos políticos e do povo. Deve refletir, pois é jovem e tem talento. Sua aliança com o ex-prefeito Samuel Araripe serviu para colocar o nome do Crato na lama. Ninguém ganhou nada até agora. Todos perderam. Mas, quem mais perdeu foi o Crato. Com a ajuda do Ministério Público, a sociedade saberá limpar a Câmara, excluindo os maus políticos como seus representantes e elegendo gente séria e decente para orgulhar novamente o Crato.

Atitude de Raimundão e Ronaldo
O comportamento que os prefeitos de Juazeiro, Raimundo Macedo, e do Crato, Ronaldo Matos, devem adotar é de apoio à toda apuração que o MP está fazendo nas câmaras municipais. Quem não deve não teme. Ronaldo disse estar disposto a colaborar em toda a investigação para que não pairem dúvidas sobre sua administração.
Já o prefeito Raimundão, usa uma mantra em sua defesa: “Não me envolvo com o Poder Legislativo, pois a Câmara tem independência para agir e atuar”. Agora, é aguardar o resultado das investigações do Ministério Público do Ceará. O Cariri exige que o MP vá fundo. E puna os culpados, independente de poder e partido.

Jogo do vice é para assumir
Mesmo negando ter feito acordo político com o ex-prefeito Samuel Araripe para retirar sua candidatura a deputado estadual, o vice-prefeito Raimundo Filho está no centro da crise que abala a política do Crato. Parceiro de Samuel na gestão passada, em todos os momentos, Raimundo continua confiante de que assumirá a prefeitura com eventual impeachment do prefeito Ronaldo Matos. Esse foi o compromisso assumido por Samuel ao detonar a Câmara com a divulgação das fitas envolvendo os vereadores. Não está fácil Raimundo virar prefeito. Nas ruas, o comportamento dele, ao trair Ronaldo para se dar bem, ganhou a antipatia popular. Mas, Raimundo está indiferente ao que pensa a população. Quer o cargo e, para isso, fará tudo para desgastar Ronaldo. Não foi à toa que mexeu seus botões e conseguiu até o cancelamento da mostra SESC no Crato. Gesto que prejudicou a cidade e não apenas a administração Ronaldo Matos. 

Deputado Camilo Santana esteve no Crato onde ressaltou os feitos da administração Ronaldo Matos e criticou a gestão anterior, denunciando o descaso com a falta de participação no programa Minha Casa, Minha Vida. 

Ronaldo, reafirmou Camilo Santana, continua com o respaldo dele, do senador Eunício Oliveira, do deputado José Guimarães e do governador Cid Gomes.

Vereador Claudio Luz protocolou projeto que visa regular a cobrança abusiva nos estacionamentos de veículos nos supermercados e shoppings de Juazeiro.

Darlan Lobo quer criar a Comissão de Fiscalização na Câmara de Juazeiro, obrigando uma prestação de contas mensal do prefeito de plantão.

Presidente da Câmara do Crato, Luiz Carlos, não decretou o afastamento dos cinco vereadores porque aguarda a notificação para convocar os suplentes.

Capitão Vieira e seus aliados passaram o final de semana em uma praia próximo à Fortaleza. Regressaram hoje a Juazeiro, confiando em sua eleição para a presidência da Câmara.

Congresso Nacional deve derrubar veto da presidente Dilma que cria novos municípios no dia 18 de fevereiro. A data já foi decidida. O Planalto tenta adiar a votação, sem sucesso.

Desculpe a ignorância, é lama para todos os lados nas Câmaras de Crato e Juazeiro do Norte?

Nenhum comentário: