sexta-feira, 21 de março de 2014

Prêmio Contribuintes incentiva arrecadação de ICMS no Ceará

 Criado como forma de reconhecimento às empresas que se destacam anualmente na arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Prêmio Contribuintes passou a ser visto por especialistas do setor econômico como um instrumento de incentivo para que empresários busquem obter maior credibilidade junto a fornecedores, clientes e demais consumidores, a partir da expedição de cupons e notas fiscais, garantindo, desta maneira, o recolhimento de impostos que acabam retornando à população através de ações desenvolvidas pelo governo do estado.
O Prêmio Contribuintes é realizado pelo Sistema Verdes Mares em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz). Em sua edição 2013 contou com o patrocínio do Banco do Nordeste, Bradesco, Oi e M. Dias Branco. A solenidade de entrega do prêmio no Cariri aconteceu no dia 6 de fevereiro, oportunidade em que 15 empresas que atuam na região foram agraciadas. Destas, dez empresas receberam o prêmio na categoria Maiores Contribuintes e outras cinco através do sistema Simples Nacional. Entidades filantrópicas que se destacaram no programa de arrecadação "Sua Nota Vale Dinheiro" também foram reconhecidas pelo empenho ao longo do ano de 2013. A premiação também aconteceu junto a empresários que atuam nas regiões Sul e Centro Sul, Norte e na capital do estado.
Conforme dados da Sefaz, a região sul do Ceará, onde está inserido o Cariri, respondeu pela arrecadação de 2,86% dos impostos recolhidos em todo o Estado, em 2013. No ano passado o volume de arrecadação do ICMS chegou a marca de R$ 8,7 bilhões. A região sul é a terceira em arrecadação do Ceará, depois do Norte do Estado, com 3,24% e a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com 91,28%.

Nenhum comentário: