terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

7 Seconds uma beleza de canção com DiDo & Youssou N'Dour



Youssou N'Dour (Dakar, 1º. de outubro de 1959) é um compositor, intérprete e músico senegalês.
Nasceu e cresceu no bairro da Medina em Dakar. Muçulmano e seguidor do sufismo, é pai de vários filhos e tinha duas esposas (Mamy Camara e Aïda Coulibaly). Em junho de 2007, divorciou-se da primeira, Mamy, com quem teve quatro filhos, depois de 17 anos de casamento.
Trabalhou com artistas de renome como Peter GabrielPaul Simon e o camaronês Manu Dibango.
Uma das suas canções mais famosas é Seven Seconds, que gravou com a cantora Neneh Cherry. Em 1998, compôs o hino para as fases finais da Copa do MundoLa Cour Des Grands, que canta com a cantora belgaAxelle Red. Compôs também a trilha sonora do filme de animação Kirikou e a feiticeira (1998).
Politicamente engajado, organizou em 1985 um concerto pela liberação de Nelson Mandela, no Estádio da Amizade, em Dakar. Também organizou vários concertos em benefício da Anistia Internacional. Embaixador de boa vontade para as Nações Unidas e para a UNICEF, foi também eleito embaixador da Organização Internacional do Trabalho.
Em 2004 participou do CD Agir Réagir em favor das vítimas do terremoto que atingiu a região de Al-Hoceima, no Marrocos.
Youssou N'Dour sempre se manteve fiel às suas origens e continua morando em sua cidade natal.

7 segundos

Não me veja distante
Não veja meu sorriso e pense que eu não seja
O que está abaixo e atrás de mim
Não quero que me vejas e penses
Que o que está dentro de ti está em mim
O que está dentro de mim irá ajudar a eles

Desordem e grosserias
Deveríamos utilizar
Nos que praticam encantos perversos
Pela espada e pela pedra
Mau até os ossos
A batalha não terminou
Até quando se ganha
E quando uma criança nasce, neste mundo
Não tem nenhuma idéia
Do tom da pele em que está vivendo

Não é um segundo
Sete segundos distantes
Tão longos quanto eu suportar
Eu estarei esperando
Não é um segundo
Sete segundos distantes
Tão longos quanto eu suportar
Eu estarei esperando

Assumo as razões que nos empurram para mudar tudo
Quero que esquecam sua cor para que possam ter esperança
Muitas opiniões de raça que os fazem desesperar
Desejo que as portas estejam completamente abertas
Aos amigos para falar de sua cor e sua alegria
Para que possamos dar informações que não nos dividam para
Mudar

Sete segundos distantes
Tão longos quanto eu suportar
Eu estarei esperando
Não é um segundo
Sete segundos distantes
Tão longos quanto eu suportar
Eu estarei esperando

E quando uma criança nasce, neste mundo
Não tem nenhuma idéia
Do tom da pele em que está vivendo
E há um milhão de vozes
E há um milhão de vozes
Para te dizer o que ela deveria estar pensando
Então é melhor que você fique sóbrio por apenas um segundo

Sete segundos distantes
Tão longos quanto eu suportar

r

Nenhum comentário: