omeçou a distribuição de sementes do Programa Hora de Plantar no Ceará. Até o dia 15 deste mês, chegarão às mãos de 130 mil agricultores cearenses 4 mil toneladas de sementes. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) não tem um número exato dos agricultores já contemplados e do percentual de sementes já entregues, posto que a distribuição começou na última quarta-feira, pelo Cariri e ontem na maioria das regiões. Muitos agricultores já estão plantando, animados com as chuvas caídas nos últimos dias, no final da pré-estação e início de fevereiro, quando começa a estação chuvosa.
Com as chuvas que caíram nos últimos dias de janeiro, agricultores de algumas regiões do Estado iniciaram o plantio, especialmente no Cariri e Centro-Sul. Nos Inhamuns e Sertões de Canindé, o cenário no campo também já é outro. A alegria chegou ao sertão.
Uma recente chuva de 65,3 milímetros registrada na Comunidade de Barra do Bento, a 30 quilômetros da sede de Canindé, deixou as 30 famílias residentes no local eufóricas com a garantia de água para o consumo humano por mais três anos e com as condições favoráveis para o plantio.
No trajeto da sede de Canindé até a comunidade, o que se pode perceber é que as águas deixaram algumas marcas na estrada vicinal. As cisternas existentes na localidade, que estavam secas, ficaram cheias com as últimas chuvas.
É caso do reservatório da presidente da Associação Comunitária, Raimunda Pinto de Sousa. Sua cisterna, com capacidade para 16 mil litros, estava seca. Hoje se encontra com 12 mil litros de água acumulados.
"Não tinha visto uma chuva desse tamanho este ano. Agora dá para respirar aliviada", afirmou dona Raimunda.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário