segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Autoridades indianas conhecem gestão do saneamento rural da Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) receberá nesta semana, entre os dias 11 e 13, a visita de uma comitiva indiana. O grupo de autoridades do país, tem como objetivo, conhecer o modelo de Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), implantado pela Cagece, em suas unidades do interior. O Banco Mundial, que apoiou a implantação deste modelo de gestão do saneamento na Companhia, é o responsável por trazer a missão à Fortaleza.

Para o primeiro dia (11), estão previstas apresentações na sede da Cagece sobre o modelo de Gestão do Sisar, além da apresentação do panorama e da regulação dos serviços de saneamento do Estado. Receberão a comitiva o Presidente da Cagece, André Facó, e o coordenador de saneamento da Arce, Alceu Galvão.

Ao final do dia 11, a delegação se deslocará para a região de Sobral, onde visitará, no dia 12, as localidades de Campo Novo e Trapiá (município de Forquilha), em que o Sisar atua. Por último, no dia 13, a missão se desloca para Itapipoca, onde conhecerá o funcionamento do Sisar.

O Sisar é um modelo de gestão em saneamento rural, iniciado no Ceará em 1996. A Cagece, acreditando no sucesso deste modelo, investiu na sua replicação em todo o Estado. Hoje, o estado do Ceará conta com oito Sisar´s, localizados estrategicamente em diferentes bacias hidrográficas. O objetivo do Sisar é realizar, junto às comunidades, a manutenção técnica e o gerenciamento dos sistemas implantados.

O diferencial do Sisar está no fato dos usuários serem ao mesmo tempo beneficiários do serviço de abastecimento de água e também responsáveis pela gestão do sistema, através da representação da associação local no Sisar.

Nenhum comentário: