quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Deputados querem ampliar as discussões sobre estiagem

O deputado Welington Landim (PROS), que foi relator da Comissão Especial da Seca quer reativar o colegiado neste ano para acompanhar as intervenções que estão sendo feitas visando amenizar os efeitos da estiagem no Estado. Ele disse ainda que na próxima semana retoma as atividades da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da telefonia móvel e falou até em punição para as operadoras dos serviços.
Ele explicou que em 2014 irá se debruçar ainda mais sobre o tema seca e disse esperar um apoio de todos os seus pares na Casa Legislativa. Ele informou ainda que já protocolou o pedido para criação da Comissão de Acompanhamento da Seca. "Eu tenho a obrigação como deputado, como pessoa que quer o bem para o Estado, de acompanhar essa problemática mais de perto", apontou.
Segundo informou, no período de longas secas no decorrer dos anos no Ceará, equipamentos importantes para o desenvolvimento do Nordeste foram criados como a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Para ele, nesse momento, em que há a possibilidade de um quarto ano com estiagem, é importante que os parlamentares e governos se debrucem para a constituição de algo que traga benefício à região.
"Vou cobrar da presidente Dilma Rousseff que resolva até o final do ano a questão da Transposição de águas do Rio São Francisco, para que o programa já entre este ano no Ceará. É o mínimo que ela pode fazer para o nosso Estado", apontou. Ele disse ainda que estudos comprovam que o efeito El Niño está se formando no Oceano Pacífico, e caso atinja o pico máximo em novembro de 2014, poderá influenciar na quadra chuvosa de 2015, o que acarretará na possibilidade de um período chuvoso abaixo da média e de forma irregular, também no Nordeste.

Diário do Nordeste 

Nenhum comentário: