quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Programa Escola Aberta iniciará suas atividades em Crato


No próximo dia 15 de fevereiro,  treze escolas da rede municipal de ensino do Crato estarão dando início ao Programa Escola Aberta. O Programa incentiva e apoia a abertura das escolas nos finais de semana.
O Programa Escola Aberta fornece uma estratégia que potencializa a parceria entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos, com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e a população do entorno da escola.

 No município do Crato, as escolas municipais estarão abertas aos sábados nos turnos manhã e tarde, oferecendo atividades organizadas no formato de oficinas, palestras e cursos. A proposta envolve alunos, jovens, crianças, adultos, pais, responsáveis e idosos, visando à busca de aprendizagem em várias atividades como artesanato e trabalhos manuais, modelo manequim, grafite, cabeleireiro e manicure, biscuit, bijuteria, instrumentos musicais, auxiliar administrativo, pré-vestibular, horta, reciclagem de lixo, esportes diversificados, dentre outras.

Segundo Valéria Saraiva, da coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria de Educação o programa visa fortalecer a convivência comunitária, evidenciar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, além de contribuir para valorizar o município e os sentimentos de identidade e pertencimento. “A troca de saberes pode redimensionar os conteúdos pedagógicos, tornando a escola mais inclusiva e competente na sua ação educativa, favorecendo novas práticas de aprendizagem e proporcionando oportunidades de promoção e exercício da cidadania, além de viabilizar uma renda extra em seu contexto social e familiar”, justifica.

As escolas beneficiadas pelo programa são José Bizerra de Brito, Colégio Municipal, Rotary, Álvaro Madeira, São Francisco, Liceu Diocesano, José do Vale, Aldegundes, CAIC, Gonzaga Mota, Melvin Jones, Antônio Antuérpio e 18 de Maio.

A operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola para o Funcionamento das Escolas nos Finais de Semana (PDDE/FEFS), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nenhum comentário: