segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

"Trocaria" estimula hábito da leitura entre as crianças no Crato

Uma iniciativa com a finalidade não apenas de mobilizar uma comunidade, mas possibilitar a organização social e política de área vulnerável desta cidade. Para isso, foi criada uma forma diferenciada de atividade, que requer a participação comunitária, além de proporcionar estímulo às artes. A Trocaria do Gesso, idealizada pelo artista plástico, Alexandre Lucas, é também iniciativa do Coletivo Camaradas e já mobilizou mais de mil pessoas, desde que foi iniciada na localidade do campinho do Gesso, no bairro Pinto Madeira.
O estímulo maior, como o próprio nome sugere, é para a troca de produtos. A moeda de troca vai pela necessidade dos moradores. Mas há um estimulo para educação, leitura, artes, por parte dos integrantes do coletivo. A ação envolve educadores, poetas, artistas, mobilizadores sociais. O projeto tem contado com apoio de várias instituições.
O artista plástico Alexandre Lucas afirma que a intenção é que a própria comunidade se torne autônoma diante do processo. O trabalho realizado pelo Coletivo Camaradas é de promover uma forma de organização política e social na comunidade, antiga zona de prostituição e também reduto de tráfico e uso de drogas. Para ele, ações como esta tem mudado a realidade de muitas pessoas. Um dos projetos que há muitos anos está sediado na área, é o Nova Vida, parceiro do Coletivo na Trocaria.
Apoio
O evento acontece aos domingo, a partir das 15 horas. Conta com apoio da prefeitura local, por meio de atividades de atendimento nas áreas social, educacional e atendimento à saúde. Uma biblioteca móvel é disponibilizada e as crianças recebem o incentivo da leitura.
A Trocara na Comunidade do Gesso entra para a sua 7ª edição, com o incentivo à leitura através da troca, empréstimo e doação de livros, roda de poesia e contação de histórias. A última ação foi realizada no dia 26 de janeiro e contou com a biblioteca móvel da Secretaria de Educação do município.
Outra ação que vem sendo consolidando dentro da Trocaria é a Roda de Poesia, onde a comunidade tem a oportunidade de ler, conversar e conhecer poetas. De acordo com uma das coordenadoras da Roda de Poesia, a poeta Poliana Leandro, a ideia é tornar a poesia acessível à comunidade. Ela destaca que todos se sentem a vontade para ler poesia independente de ser poeta ou não. "É como se todos estivessem em casa, temos um caráter bem informal", frisa a poeta.
A comunidade também aproveita para fazer empréstimos de livros. As crianças são as que mais procuram e só devolvem na trocaria seguinte.
Além do trabalho de incentivo à leitura, a iniciativa também proporciona a troca de roupas, calçados, bolsas e outros objetos. Os moradores também podem aproveitar para fazer aferição da pressão e aplicação de flúor. Existem também atividades de pinturas e desenhos para as crianças.
A Trocaria mantém parcerias, além do projeto Nova Vida, com o Laboratório Paidea da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Laboratório de Estudos, Vivências e Experimentos em Arte Contemporânea, União da Juventude Socialista - UJS, Mensageiras da Paz, Coletivo Foobá, Grupo de Performances Cênicas, Companhia Brasileira de Teatro Brincante, Coletivo Pilhatropia Altenativa, Coletivo Foto Crato e secretarias municipais. O Coletivo Camaradas recebe doação de roupas, livros, bolsas, vinis e outros objetos para a trocaria. Doações podem ser entregues no Projeto Nova Vida. (ES)

Mais informações:
Trocaria do Gesso Coletivo Camaradas
Telefone: (88) 9661.6516

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: